Home > Gestão

ITIL ainda não é medido de forma adequada

Levantamento mostra que apenas 27% dos gerentes de TI têm medido diretamente o retorno sobre os investimentos de implementações de ITIL

17/07/2007 às 12h13

Foto:

Um levantamento da consultoria Parity Group com 70 gerentes britânicos de TI mostra que a avaliação de retorno sobre os investimentos da biblioteca ITIL não tem sido realizado de forma freqüente.
Apenas 27% dos gerentes de TI têm medido diretamente o retorno sobre os investimentos de implementações de ITIL, e menos da metade deles mede o valor que o gerenciamento de seus serviços de TI traz para seus negócios.
Além disso, menos de um quarto dos gerentes de serviços de TI afirmou acreditar que medir as verbas e os custos é uma tarefa “muito importante”.
Rick Firth, diretor de pesquisas da divisão de treinamento da Parity, afirma que a versão 3.0 tem a capacidade de entregar aspectos estratégicos da TI aos negócios e elevar a percepção sobre os efeitos da biblioteca britânica aos níveis executivos. No entanto, segundo ele, mais trabalho precisa ser feito para que se consiga chegar a tal ponto.
“Apesar da adoção ampla dos processos de ITIL, poucas organizações atingiram verdadeiramente um foco de TI voltada aos negócios”, comentou.
Uma mudança cultural que envolve transformações também na percepção da importância de medir as transações e os processos também é necessária para a obtenção da abordagem avançada.
Conforme aponta Firth, as empresas ainda precisam aprender outras habilidades necessárias para integrarem ITIL aos negócios de forma geral, não apenas aos departamentos de TI

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail