Home > Tendências

O que os CIOs querem da Oracle?

Esta semana foi lançado o Oracle 11g e a revista CIO foi perguntar a executivos de TI norte-americanos o que eles acharam do bancos de dados

Thomas Wailgum

13/07/2007 às 12h11

Foto:

Na última quarta, a Oracle anunciou o lançamento mundial do Oracle Database 11g. Para alguns executivos de TI – como Arup Nanda, diretor de engenharia e arquitetura de banco de dados da Starwood Hotel and Resort e um dos beta testers do novo sistema – a data foi o ápice de um trabalho de dez meses em parceria com a fabricante.
Entre as novas funcionalidades do banco de dados estão Real Application Testing, Data Replay, Data Guard, novas possibilidades de particionamento, arquivamento e compressão – e todas elas são bem conhecidas (e queridas) de Nanda. “Todas essas funções estavam em minha ‘lista dos desejos’”, diz o executive.
Para outros executivos de TI, como Anthony Hill, CIO da Golden Gate University, o último dia 11 foi apenas mais uma quarta-feira de muito trabalho. “Apesar de ser cliente da Oracle, assumo que nem sequer sabia do lançamento”, disse.
Independente do novo banco de dados, a visão dos líderes de TI norte-americanos sobre a Oracle é bastante diversificada. Nanda, por exemplo, gostaria de tornar os upgrades no RAC (cluster de aplicações da Oracle) uma realidade, e ficaria feliz ao ver mais capacidades on-line, para poder realizar atualizações e parametrizações, assim como mudanças em aplicativos sem a necessidade de downtime. Além disso, gostaria de ter informações sobre falhas de outros sistemas, “em vez de mensagens de erro que não esclarecem nada”.
Hill diz que o lançamento do 11g não terá impacto em suas operações no curto prazo, ou seja, não em menos de um ano. Entretanto, ele avalia a possibilidade de ir direto para o 11g (hoje está no 9i), se isso for possível. “Ainda temos de analisar, mas certamente é uma oportunidade”, garante.

E você, o que quer da Oracle? Comente esta notícia e nos deixe saber sua opinião.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail