Home > Tendências

Comunicação como facilitador dos negócios

Luis Minoru, do Yankee Group, fala sobre o conceito e a necessidade do CIO encará-lo como um diferencial competitivo

Cláudia Zucare Boscoli

12/07/2007 às 13h43

phone5_int.jpg
Foto:

Bandas, bancos de dados, CPUs e memórias podem ficar de lado. As palavras que não podem faltar no vocabulário dos CIOs, hoje, são produtividade, ROI, processos e tudo o mais que diga respeito ao bom andamento dos negócios. Cabe a eles indicar de que maneira a tecnologia pode ser convertida em resultados, sejam financeiros ou de imagem.
Para Luis Minoru, analista do Yankee Group, o período que se vive é de pré-revolução comportamental nas corporações: "As novas tecnologias e os novos modelos de negócio mudarão fortemente a maneira de empresas e consumidores interagirem". E o líder de TI que mais rapidamente tomar providências neste sentido sairá à frente. 
Quem não quiser ficar de fora deve, desde já, pensar em comunicação inteligente – ou o que ele chama de "comunicação anywhere". "Numa visão simplista, pode-se esperar que o amanhã seja parecido com o hoje, só que com mais telefones, menos fios e a possibilidade de trabalhar em casa ou no escritório”, explica. O conceito anywhere aposta na conectividade simultânea, com redes convergentes, clientes e parceiros acessando, de onde quer que estejam, aplicativos, informações, serviços, interagindo socialmente e comercialmente. “Você não vai querer saber se a pessoa está trabalhando ou não, mas se ela está disponível ou ocupada no momento."
Numa lista das razões para se investir em comunicações inteligentes, o analista cita o ganho de agilidade nos negócios, a satisfação dos clientes, a redução do tempo para a solução de problemas e o retorno do investimento. Ressalta, ainda, que as cobranças já começam a surgir – sejam dos acionistas por mais eficiência, dos funcionários por melhores condições de trabalho, ou dos clientes tentados pela concorrência.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail