Home > Carreira

Como lidar com a falta de atenção

De acordo com estudo da NFI Research, cerca de 10% dos executivos de alto escalão têm problemas de concentração. Aprenda a lidar com esta fraqueza

Chuck Martin

05/07/2007 às 12h54

foco_int.jpg
Foto:

A grande quantidade de distrações ao longo do expediente leva algumas pessoas a sentirem dificuldade de se concentrar em tarefas simples. Na verdade, quando falamos de executivos em altos cargos, enquanto 50% apontam a capacidade de concentração como uma de suas principais qualidades, 10% têm aí uma de suas fraquezas.
Habilidades executivas são chamadas assim porque ajudam as pessoas a executarem tarefas. São, na verdade, funções cerebrais ou cognitivas que neurocientistas localizaram em algumas regiões específicas do cérebro. Estas funções são desenvolvidas desde o nascimento e estão maduras quando o individuo atinge a idade adulta. Das 12 habilidades executivas que todos temos, duas ou três são as mais fortes e outras duas ou três são as mais fracas – e isto não muda muito ao longo da vida. Ou seja, se você tem dificuldade de concentração, dificilmente os seminários e aulas que fizer para mudar isso terão resultados muito interessantes.
A NFI Research pesquisou executivos de todo o mundo para determinar o nível médio de atenção, tomando como premissa que “capacidade de concentração” refere-se a conseguir manter a atenção em uma tarefa independente do ambiente ou da disposição. Os resultados mostram que 22% dos entrevistados possuem alto nível de concentração, 8% possuem esta habilidade como uma fraqueza e a maioria (70%) têm nível médio de concentração.
Sob pressão, pessoas com nível baixo de concentração falham primeiro; além disso, esses profissionais não suportam trabalhar com interrupções constantes. A pressão do imediatismo também atrapalha esses profissionais, que serão sempre interrompidos por tarefas “urgentes” e de última hora de seus colegas. Em contrapartida, interesse, estimulação e pouca rotina são excelentes motivadores. Ou seja, a chave para reduzir os problemas causados pela falta de concentração é modificar o ambiente. Ou seja, para quem não tem muito foco, o pior lugar para se concentrar no trabalho pode ser, exatamente, o trabalho.

Chuck Martin é autor de best-sellers como Tough Management. Ele pode ser encontrado pelo e-mail chuck@nfiresearch.com.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail