Home > Tendências

Índia: exportações em TI movimentam 40 bilhões de dólares

Associação de Comércio Exterior do país aponta que as companhias do setor vão crescer, em média, entre 26% e 29% em 2007.

John Ribeiro, para o Computerworld*

03/07/2007 às 11h42

Foto:

O faturamento das companhias de exportação de software, serviços e processos de negócios (BPO) vai gerar mais de 40 bilhões de dólares para a Índia, alta que vai ficar entre 26% e 29%. A estimativa, de acordo com a Associação Nacional de Companhias de Software e Serviços (NASSCOM), é que esse resultado seja atingido no final do ano fiscal que acontece em 31 de março de 2008.
Segundo Kiran Karnik, presidente da NASSCOM, a forte alta está relacionada com as melhorias na competitividade da Índia e na adição de novos serviços, como gerenciamento remoto da infra-estrutura pelos provedores de serviços do país.
Os números incluem também as exportações de subsidiárias que atuam na Índia, como IBM, Oracle e Accenture, algumas das multinacionais que estão expandindo-se rapidamente pelo país.
A indústria de TI como um todo cresceu na Índia 30,7%, acumulando 39,6 bilhões de dólares, e empregando diretamente 1,6 milhões de pessoas, além de 6 milhões de empregos indiretos, aponta Karnik. De acordo com o executivo, os Estados Unidos continuam como os maiores responsáveis pelo faturamento das empresas, com 66% do total.

*John Ribeiro é editor do IDG News Service em Bangalore

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail