Home > Tendências

Cinco razões para o iPhone invadir as corporações

O que os CIOs inteligentes devem considerar na hora de avaliar a adoção da nova febre da Apple

29/06/2007 às 13h13

iphone_int.jpg
Foto:

O iPhone, da Apple, está cusando um furor no mercado de telecomunicações. Um analista norte-americano especializado chegou a dizer que ele foi “o telefone mais comentados antes do lançamento desde que Alexander Graham Bell anunciou o seu”. Enquanto o mundo assiste ao pequeno dispositivo chegar às lojas, tentamos voltar à Terra e responder a uma simples pergunta: o iPhone vai invadir o mercado corporativo? Veja abaixo uma lista com motivos para isto acontecer.

1. Ele é diferente de qualquer outro aparelho
Ele é esteticamente agradável, sua interface é de tirar o fôlego, os gráficos são lindos, o design é moderno e as funcionalidades são impressionantes.

2. As pessoas são curiosas
Se o iPhone ganhar mercado além dos fanáticos por Apple, ele tem grandes chances de entrar também nas corporações. Os CIOs irão perceber que seriam muitos “nãos” a serem ditos aos usuários. Uma pesquisa da M;Metrics estima que 19 milhões de norte-americanos estão dispostos a pagar US$ 599 (preço do modelo de 8GB nos Estados Unidos) por um dispositivo.

3. O iPod
Olhe o sucesso do iPod e como ele criou um imenso mercado para MP3 players e o comércio legal de música digital. Isto pode acontecer com o iPhone? Segundo a pesquisa citada acima, existem 19 milhões de pessoas que acham que sim.

4. Executivos como Joseph Ferra, da Fidelity
Em uma apresentação realizada em maio, Joseph Ferra, chief wireless officer da Fidelity, deu as boas-vindas ao iPhone e a qualquer outro dispositivo móvel que os usuários queiram conectar aos sistemas corporativos. As ferramentas móveis “Fidelity Anywhere”, baseadas em web, já permitem que os clientes da companhia recebam informações de mercado e realizem diversas transações em seus equipamentos móveis. “E as pessoas querem mais”, garante Ferra.

5. Timing perfeito: as aplicações multimídia móveis estão esquentando
De acordo com uma pesquisa do InStat, ocorreu um aumento considerável no número de celulares multimídia nos Estados Unidos – de 15% em 2005 para 36% 2007. Os CIOs e suas equipes vêm incorporando aplicações de mensagens instantaneas e serviços de localização. Além disso, outro estudo do InStat mostra que, até 2010, os gastos corporativos com dados e voz móveis irão superar os custos de comunicação fixa.

Na segunda-feira, veja as cinco razões para que o iPhone não invada as corporações.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail