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Discurso transparente

Como os blogs estão mudando a forma que as empresas falam com seus clientes

22/06/2007 às 14h41

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A rápida adoção global de blogs vem mudando a forma como as companhias se comunicam. No livro “Naked conversations”, Robert Scoble e Shel Israel descrevem como os blogs corporativos podem ajudar a garantir a fidelidade dos consumidores. E explica porque nem todas as empresas devem blogar.
A obra compila uma série de dicas e estratégias que podem trazer benefícios às companhias. Como tira-gosto, cinco delas abaixo:
1. Converse, não venda
2. Poste com freqüência e seja interessante
3. Escreva sobre assuntos que te interessam e sobre os quais entende
4. Blogs são econômicos financeiramente, mas custam tempo
5. Você fica mais inteligente ao ouvir os outros

Blogs de funcionários são, sempre, um potencial risco para a segurança. Permitir comentários no blog corporativo significa perder o controle dos clientes. As duas questões são motivos de preocupação para os executivos – e é por isto que nem todos os blogs corporativos são abertos.
A indústria de TI, por exemplo, pode ganhar muito com blogs internos, apenas para funcionários da corporação. Para as empresas capazes de conversar com seus clientes publicamente, o poder real dos blogs será percebido em momentos de crise. Diferente da “conversa” de mão única dos relações públicas, os blogs são escritos em tempo real e podem ajudar uma corporação a reagir em momentos decisivos.
Está nas mãos do CIO examinar o risco e os benefícios de apostar nos blogs corporativos. E isso depende de uma questão básica. Quanto controle você pode (ou precisa) ter de seus clientes e empregados?

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