Home > Carreira

Para CEOs, TI é apenas OK

Estudo da Forrester mostra que a maior parte dos CEOs está satisfeito com a área de TI. Mas não vêem proatividade nos CIOs

Sara Shay

25/04/2007 às 19h10

ceo_int.jpg
Foto:

Se o seu CEO está satisfeito com seu trabalho, você deve ficar feliz também, certo?
Talvez não. Uma pesquisa realizada recentemente pela Forrester Research perguntou a diversos CEOs o que eles pensam de seus departamentos de TI. Suas respostas, de acordo com o relatório “Closing the CEO-CIO gap”, são surpreendentes. A boa notícia: 59% dos 71 entrevistados (representantes de companhias com faturamento maior que US$ 100 milhões) disseram estar satisfeitos com o desempenho de suas áreas de TI. Mas, ao mesmo tempo, apenas 28% dos CEOs acreditam que os profissionais de TI sejam proativos quando o assunto é inovação, e apenas 30% vêem a proatividade de TI para melhorar processos de negócios. E isto é má notícia.
O CIO deve ter um papel ativo para levar a empresa adiante, garante o estudo, ou então o departamento de TI – e a carreira do CIO – irá estagnar. “Se você mantém o status quo e não muda nada, os resultados irão cair”, afirma Laurie Orloy, vice-presidente da Forrester e autora do estudo.
Orloy sugere aos CEOs que se eduquem sobre o potencial de TI, mas aponta que os CIOs realmente têm metade da responsabilidade pela situação. Para os executivos de TI, o que a Forrester indica, além dos usuais conselhos de colocar o pessoal de tecnologia em contato com as áreas de negócios e garantir o alinhamento? Em primeiro lugar, se você está fazendo mais do que o CEO percebe, aprenda a fazer marketing de suas realizações. E se o CEO ou outros executivos não entenderem o que você está fazendo, eduque-os.
Além disso, não exclua os demais executivos com linguagem técnica: quando o CEO sentir que o CIO é um bom ou um excelente comuinicador, ele estará mais propenso a enxerga-lo como um líder proativo para a melhoria de processos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail