Home > Carreira

Executivos debatem o cenário de TI no Sul

Na base da conversa, uma pesquisa realizada por CIO que apontou tecnologias de virtualização, colaboração, Wi-Fi e WiMesh como principais preocupações

Sueli Godoy

20/04/2007 às 12h00

Foto:

Pela primeira vez em Porto Alegre, o CIO IT Focus - evento que reúne profissionais de tecnologia em diversas regiões do país - contou com mais de 50 líders de TI de grandes corporações do Rio Grande Sul, como Gerdau, Grendene, Frangosul, Banco Matone, Lojas Renner, entre outros. Os executivos debateram o mercado e os rumos da tecnologia no Estado., tomando como base a pesquisa realizada pela revista CIO na região, cujos resultados foram conhecidos no evento. Virtualização, colaboração, Wi-Fi e WiMesh foram os assuntos que mereceram um aprofundamento técnico. 
Luiz Fernando Jerônimo, arquiteto de soluções da Itautec, fez uma ampla abordagem sobre o conceito de virtualização, as tendências de uso desta modalidade de estrutura e as aplicações que podem dar início ao processo. Segundo uma pesquisa do IDC apresentada por ele, a virtualização de storage, por exemplo, ganhou força nos últimos anos, enquanto o comércio eletrônico, a contingência e a continuidade de negócios vêm sendo as principais portas de entrada da virtualização nas empresas.
O CIO do grupo Grendene, Ernanini Toso, apresentou o projeto de webdesk, uma solução corporativa baseada em ferramenta Datasul, para disponibilizar a usuários internos e externos a guarda e a recuperação dos dados e do conhecimento da corporação de forma organizada, fácil e segura. Com controle de acesso pessoal, departamental e corporativo, os usuários conseguem compartilhar documentos simultaneamente e utilizar o webdesk em qualquer lugar e a qualquer hora (por intranet e internet). 
Soluções de gerenciamento centralizado e convergência nas redes móveis Wi-Fi e WiMesh, tema apresentado por Adriano Luz, gerente de produtos da D-Link, destacou os aspectos de segurança para integração dessas redes, as tendências tecnológicas na área e os principais tipos de aplicações em desenvolvimento, com ênfase nas vantagens e comparações dessas estruturas de rede. 

O que tira o sono do CIO
O diretor-editorial do IDG, Murillo Märtino, apresentou os resultados da pesquisa realizada no Rio Grande do Sul, revelando as principais tecnologias em uso, as áreas de interesse para investimentos futuros em TI e o grau de satisfação das empresas com seus fornecedores de TI, entre outros aspectos.
A pesquisa também mostrou que a área de TI é vista como estratégica aos negócios para a grande maioria das empresas gaúchas, embora boa parte delas ainda vejam TI como suporte.
Com relação aos investimento em soluções de TI, a pesquisa revelou que 42% das empresas pretendem investir em CRM, 33% em SOA e 26% em business intelligence. Durante o debate feito após a apresentação dos resultados da pesquisa, os CIOs presentes revelaram que os serviços de telecomunicações e a segurança são os dois principais aspectos que hoje “tiram o seu sono”.
Para contribuir com o desenvolvimento da carreira dos CIOs, o encontro contou com a participação do coach executivo Renato Ricci. Ele desenvolveu com os participantes uma técnica para obter alta performance no uso do stress positivo. Com esse trabalho, cada um pôde avaliar sua capacidade de enfrentar as adversidades do dia-a-dia e entender os aspectos que podem melhorar a forma de enfrentá-las. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail