Home > Tendências

Migração é prioridade para usuários SAP em 2007

Estudo com usuários de sistemas SAP aponta que atualização de versões, maior integração e SOA estão entre os principais projetos do ano

Camila Fusco*

13/03/2007 às 19h13

Foto:

Atualização é a palavra de ordem de boa parte dos usuários de sistemas SAP ao longo deste ano. Esta é a constatação de uma pesquisa conduzida pela HP Brasil durante o mês de janeiro junto a 160 CIOs usuários de soluções da gigante alemã.
Segundo o levantamento, 60% da amostra pesquisada - que englobou empresas de todos os segmentos de mercado atuantes no Brasil – pretende atualizar a infra-estrutura de TI e de versão SAP ainda em 2007, sendo que 23% já iniciaram o processo de compra.
Entre as principais preocupações dos gestores de TI para o ano também está o armazenamento de dados, com mais de 60% dos entrevistados informando que estão estudando ou que já têm projetos definidos para iniciar em 2007. Reduzir a janela de backup é prioridade para 32% dos entrevistados, enquanto 34% dizem que continuidade dos negócios será adotada com maior vigor durante o ano.
Além disso, 30% das companhias pretendem melhorar a eficiência do relacionamento dos aplicativos SAP com os demais serviços prestados pela TI até o fim do ano, ao passo que 74% delas ainda não possuem uma visão integrada do SAP com outros serviços.
“Isso quer dizer que essas empresas gostariam de ter um gerenciamento não restrito ao ambiente SAP, mas uma forma que permitisse a visualização das aplicações como um todo”, comenta Manoel Laranja, gerente de marketing de soluções para ambiente SAP da HP Brasil.
O estudo mostra ainda que os clientes SAP demonstram forte interesse em compreender o conceito de arquitetura orientada a serviços (SOA). Mais de 70% dos profissionais pesquisados disseram que pretendem compreender melhor a tecnologia Netweaver e iniciar projetos-piloto ainda neste ano.
Em relação à infra-estrutura, a pesquisa mostrou que mais de 60% dos entrevistados afirmaram que possuem uma infra-estrutura de servidores com mais de três anos em operação.

Oportunidades para novos negócios
Além de traçar um raio-X das principais prioridades dos usuários SAP, a pesquisa deverá nortear também as estratégias de negócios da HP. “Queríamos saber também para onde deveríamos dirigir os portfólios e onde existiram oportunidades de melhorias”, assinala.
No que diz respeito ao interesse das companhias sobre integração de sistemas, o executivo acredita que existe grande oportunidade para a plataforma OpenView, assim como para a comercialização de novos servidores.
“A migração de versões do SAP representa uma boa oportunidade para o cliente fazer inclusive uma revisão da arquitetura de TI”, comenta. Observando essa demanda, a HP criou uma área na divisão de consultoria destinada a implementar SOA em ambientes SAP. Em operação informalmente desde novembro do ano passado, a área já tem dez clientes.
Na avaliação de Laranja, entre as estratégias da HP para aproveitar a demanda, está o foco na abordagem de soluções e personalização dos sistemas às necessidades dos clientes. A expectativa é de crescimento acima do mercado nas linhas de produto SAP

*Camila Fusco é repórter do jornal Computerworld

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail