Home > Tendências

IDG Brasil anuncia 100 Maiores de TI e Telecom

Pesquisa indica que os setores de tecnologia da informação e telecomunicações movimentaram, juntos, no último ano, 157,9 bi de reais, crescimento de 12% em relação a 2005

Computerworld

14/09/2006 às 15h24

Foto:

Os setores de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC) não poderiam estar em um momento melhor. De acordo com pesquisa realizada a pedido do IDG Brasil para o especial 100 Maiores de TI e Telecom, a indústria de TIC movimentou 157,9 bilhões de reais em 2005.
O estudo, preparado pela Meka Consultoria, indica ainda que o ano que passou teve na lucratividade a sua mais marcante característica. Exemplo foi o segmento de telefonia de voz fixa, que liderou o ranking de maior faturamento em 2005, com um total de 44,9 bilhões de reais.
A telefonia móvel, de acordo com o estudo 100 Maiores de TI e Telecom, foi também responsável por parcela importante do desempenho alcançado pelo setor. Apenas cinco empresas (Telemar, Telefônica São Paulo, Brasil Telecom, TIM e VIVO) responderam por quase 50% das receitas, aproximadamente 80 milhões de reais.
Influenciado pela queda acentuada do dólar, o mercado brasileiro de hardware – em especial, desktops, notebooks, impressoras e monitores – expandiu-se ruidosamente. Só de PCs foram vendidas 5,5 milhões de unidades em 2005, uma alta de 36% em relação a 2004.
O mercado de software é outro alvo de atenção da indústria de TI e de telecom. Em 2005, somente o mercado mundial de tecnologia da informação movimentou 1,09 trilhão de dólares, dos quais 14,6 bilhões de dólares foram gerados pelo Brasil. Deste montante, de acordo com dados da IDC Brasil, os negócios de software responderam por 2,2 bilhões de dólares, 17% maior em relação ao ano anterior.
Essas e outras informações sobre a pujança do mercado brasileiro de TI e Telecom podem ser conferidos no especial 100 Maiores de TI e Telecom.

10Maiores

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail