Home > Gestão

Tome a decisão certa – parte 2

Alguns testes rápidos podem ajudar o líder a identificar o que é importante na hora de fazer suas escolhas

Por Joseph Badaracco e David Rosenbaum

29/05/2006 às 16h43

Foto:

CIO: E quando alguém chega para o líder e diz “tenho uma chance de comprar minha casa dos sonhos.” Você é o chefe desse alguém, e também seu bom amigo. E ele te pergunta, “você saberia me dizer se há alguma razão para que não ir em frente com esse negócio?”
Você sabe que em sua mesa há uma lista de pessoas que serão desligadas da empresa em duas semanas, e é claro que ela tem de ser confidencial. Você sugere em sua conversa, sem violar sua responsabilidade em relação à organização, “bem, você sabe, os tempos estão difíceis e a competição é dura.” Mas o que acontece se o cara disser, “Joe, você me conhece há muito tempo. Seja sincero comigo. Você está sabendo de alguma coisa?” O que fazer em uma situação como essa?
Badaracco: É uma questão importante. Imagine que este funcionário encare o líder no estilo “olho no olho”, pedindo a verdade. Seria o caso de dizer: “essa é uma questão que não posso responder.”
Outra alternativa é mentir, mas geralmente as pessoas não sabem mentir muito bem, e, em segundo lugar, se você contar o que sabe, ele poderá contra aos outros da lista.

CIO: E se o líder não tiver tempo de tomar as melhores decisões?
Badaracco: Geralmente, temos menos tempo do que gostaríamos. Assim, sugiro alguns testes rápidos para identificar o que é importante:
1. Pergunte a si mesmo qual plano de ação tomar para lidar com o problema em questão. Imagine que o melhor plano será a manchete de um jornal imaginário. Essa é uma maneira de saber quais seriam as consequências de seu ato, e é uma maneira de olhar para as coisas pragmaticamente.
2. O segundo teste é o da regra de ouro, o de andar com os sapatos de outra pessoa. É um jeito de ter a perspectiva de outra pessoa, já que você é um tomador de decisões e está em uma posição autoritária, sob pressão para decidir algo.
3. Finalmente, há o teste do melhor amigo. Pergunte a si mesmo como você gostaria que alguém o considerasse, que tipo de respeito mais importa a você. É uma alteranativa de colocar um spotlight nas características que definem o nosso caráter.

Página anterior ( 1 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail