Home > Tendências

Informação sem complicação

Grupo M. Dias Branco otimiza geração de relatórios ao adotar módulo de reporting de solução de business intelligence e, com base nos bons resultados obtidos, pretende expandir o uso de BI para toda a empresa, que tem nove mil funcionários

Rachel Rubin

11/04/2006 às 18h29

Foto:

Toda empresa deseja o crescimento e o sucesso, mas algumas, quando chegam lá, podem colocar tudo a perder se não souberem lidar com a nova realidade. Para evitar que o sonho virasse pesadelo, o grupo cearense M. Dias Branco, que adquiriu a Adria Alimentos em 2003 e é uma dos líderes na América Latina em produção de massas e biscoitos, adotou no ano passado o módulo de reporting da solução de BI (business intelligence) da Business Objects.
Com nove mil funcionários, a M. Dias Branco precisava de uma ferramenta que otimizasse a geração de relatórios corporativos requisitados principalmente pelas áreas de controladoria e auditoria. Os relatórios fornecidos pelo sistema de ERP vigente até então contemplavam apenas as necessidades básicas do grupo, como informações de rotina (movimentação de caixa, duplicatas), sem viabilizar relatórios com dados mais específicos e detalhados, úteis para a tomada de decisões estratégicas.
Segundo Haroldo Menezes, gerente de TI da empresa, o Reporting provê uma série de consultas baseadas em informações não-estruturadas, permitindo a elaboração de diversos tipos de relatório de forma intuitiva. Antes da implementação da ferramenta, cujo processo durou apenas dois dias - já contando com o tempo de treinamento -, esses relatórios demoravam até um mês para ficar prontos e demandavam um esforço hercúleo da equipe de TI, que perdia tempo desviando-se das prioridades do setor. “A autonomia dos usuários foi um dos maiores ganhos desde a adoção da ferramenta, sendo conseqüência da facilidade em obter uma variedade de dados estratégicos, e em tempo real”, diz Menezes. O retorno sobre o investimento veio em seis meses. Em seguida, a empresa implementou outra ferramenta da Business Objects, o WebIntelligence, para democratizar o acesso aos relatórios corporativos. O objetivo foi disseminar o uso destes relatórios, via intranet, para funcionários de outros níveis hierárquicos, multiplicando o acesso em dez vezes, em termos de número de usuários. Com o módulo de reporting, somente coordenadores e gerentes de área tem acesso às informações de controladoria. “E para o ano que vem, novos departamentos poderão ganhar soluções específicas de BI”, prevê o executivo. “Vai ser uma iniciativa mais ambiciosa, estamos preparando o terreno, aprimorando, por exemplo, o ERP."

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail