Home > Tendências

De olho na informação – parte 2

EMC investe em P&D e aquisições para fortalecer seu portfólio e se tornar uma empresa completa de gestão da informação

Thais Aline Cerioni

24/03/2006 às 16h00

Foto:

Se o negócio da EMC é a informação e se a principal preocupação do CIO é a segurança (de acordo com estudo realizado pela Forrester, em 2005), não é surpresa que a companhia esteja de olho nesse filão. Com uma mudança na forma de oferecer os produtos Documentum e a aquisição da Authentica (provedora de soluções de DRM – digital rights management), o portfólio traz, hoje, soluções de hardware, software e serviços para proteger as empresas de roubos de informações proprietárias e acessos não-autorizados.
Além da virtualização de armazenamento – resposta para o aumento da complexidade e do volume de informações no ambiente de storage –, a EMC entra também na área de computação distribuída (ou virtualização de processamento). Com a plataforma de desenvolvimento Documentum, a empresa tem sua oferta de SOA. A independente VMWare tem como foco a chamada “utility computing”, ou seja, atua na virtualização de servidores. Para a demanda por grid computing, a companhia adquiriu no início do ano a Acxion, desenvolvedora de uma solução de BI para grid. “A área de grid hoje não é muito forte, mas vemos nela um potencial muito grande”, explica Cunha.
A compra da Smarts colocou a EMC também no segmento de gerenciamento de recursos. Complementar a sistemas tradicionais de gerenciamento (como Tivoli, Openview e Unicenter), a solução utiliza matemática para identificar a causa de alertas gerados por esses programas. “Usando apenas os sistemas tradicionais, é preciso criar milhares de regras e combinações para identificar a causa de problemas, porque eles usam a lógica”, explica Pais. “Enquanto isso, a Smarts trabalha com probabilidades.” Segundo ele, a tecnologia foi desenvolvida por uma universidade norte-americana para diagnosticar alguns tipos de câncer e é a mesma utilizada por sistemas de previsão do tempo e jogos de guerra.

Página anterior  ( 1 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail