Home > Tendências

Não é produto, é estratégia

Open source vai muito além do software, chegando ao middleware e trazendo benefícios como redução de custos e de complexidade. Jean-Pierre Laisné, da Objectweb, detalhou a idéia durante o CIO IT Summit Governo e contou que fez proposta de funding para a Comissão Européia, de 16 milhões de euros, para uma iniciativa do tipo CMM em aplicações open source

Rachel Rubin

09/03/2006 às 15h20

Foto:

Redução de custos, maior transparência nas informações e disseminação do conhecimento. Tudo isso é possível com soluções de padrão aberto em middleware, acredita Jean-Pierre Laisné, presidente do Consórcio Objectweb (organização composta por grandes fornecedores europeus) que fez hoje uma palestra no CIO IT Summit Governo - que acontece de 8 a 11 de março, em Mogi das Cruzes. "Open source não é produto, é estratégia", define.

Laisné demonstrou, a partir de trabalhos realizados na Europa e na aplicação prática de open source em sistemas, suporte, segurança e documentação, como a Objectweb trabalha na redução da complexidade dos sistemas internos. Hoje, diz, há um novo paradigma na indústria de software: na Europa, por exemplo, quase todas as empresas têm algum tipo de estratégia que contempla open source. A interoperabilidade é a ordem da vez.

Além disso, diz ele, com a estratégia open source, é possível não só quebrar o monopólio de sistemas proprietários como preparar o mercado para a adoção de novas tecnologias e arquiteturas orientadas a serviço (SOA), ainda em fase embrionária em muitos mercados. Laisné garante que as soluções do Consórcio asseguram qualidade tecnológica e garantias legais, pelo fato de o código poder ser reutilizado, adaptado e distribuído gratuitamente. 

Quanto ao Brasil, o especialista francês mostra animação. "É um país jovem, com grande potencial de independência tecnológica", avalia. E para as infra-estruturas de TI de empresas públicas, às quais dizem respeito os CIOs do evento, o especialista ainda apontou como um dos benefícios da estratégia open source a redução de taxas para contribuintes.

Página ( 2 )

Leia também a cobertura da palestra do economista Eduardo Gianetti, keynote speaker do CIO IT Summit Governo

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail