Home > Gestão

A lista do CIO

Aproveite os primeiros dias de 2006 para rever as as metas que estão no papel e repensar a gestão da área de TI e o planejamento do trabalho operacional

05/01/2006 às 11h17

Foto:

Um novo ano está começando e, como sempre acontece nesta época, pululam artigos e estudos sobre as tendências para os próximos meses. Assim, o Gartner divulgou uma prévia do que devem ser as principais preocupações do CIO em 2006. “Para passar por este momento confuso e instável, os líderes de TI devem dirigir suas organizações com um pé pisado no acelerador e outro logo acima do freio”, afirma Mark Raskino, analista do instituto.
O relatório “CIO Resolutions for 2006” pretende dar direcionamentos para melhorar a gestão de TI, além das entregas de core e do planejamento do trabalho operacional.
A primeira recomendação é escolher as táticas de 2006 pensando na estratégia de 2008. Isto significa mostrar à companhia que a segunda revolução da internet está em curso, determinar as tecnologias que não devem passar por migração e adotar 2008 como o ano para grandes inovações.
O instituto incentiva os CIOs a insistirem na agilidade como o coração da organização. Para isso, ele e sua equipe devem estar sempre preparados para os próximos trabalhos; começar um projeto relevante no modelo “software como serviço”, como treinamento e teste, e organizar suas capacidades de lidar com fusões e aquisições.
Finalmente, o Gartner sugere aos executivos de TI que tentem ir além das zonas de conforto de 2005. Isto significa rever o budget com seu CFO; construir sua marca e sua equipe; revitalizar as reuniões com o CEO, tornando-as mais leves e produtivas, e identificar as tecnologias "quentes" em 2006.
“Como qualquer ano, 2006 vai apresentar uma série de novos desafios. No entanto, será único porque irá combinar a turbulência dos negócios com a transição do valor das contribuições de TI e muitas mudanças na tecnologia”, John Mahoney, diretor de pesquisas em gestão de TI do Gartner.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail