Home > Gestão

Sem amarras – parte 2

Os CIOs estão especialmente bem-posicionados para ajudar o resto da equipe de gerência sênior a fazer a transição para processos de negócio loosely coupled

John Hagel e John Seely Brown

15/12/2005 às 20h49

Foto:

Os CIOs entendem os princípios de tecnologia e design necessários para suportar tais processos tanto dentro quanto além das corporações.
Loose coupling começa com a noção de modularidade, agrupar atividades em módulos separados onde os outputs possam ser claramente especificados e as atividades em cada módulo possam ser executadas com relativa independência, sem se apoiar em atividades em outras partes da aplicação.
Em TI, por exemplo, faz sentido criar um módulo separado para conversão de moeda em uma aplicação de entrada de pedidos para que seja possível lidar com inserções de novas moedas de maneira independente, sem afetar o restante dos procedimentos de entrada de pedidos.
O módulo de conversão de moeda deve ser projetado desde o início, como um serviço que possa ser usado por uma ampla gama de aplicações — não apenas entrada de pedidos, mas também procurement, processamento de relatório de gastos, financiamento e qualquer outra aplicação — em uma ampla gama de ambientes de computação distribuídos ao redor do mundo.
Mas modularidade não basta. Loose coupling também busca criar maneiras padronizadas de descrever procedimentos ou informações contidos nos módulos. No domínio de TI, este é um dos grandes avanços da tecnologia de Web services; através da linguagem de descrição de Web services (Web services description language -- WSDL), que define um conjunto de padrões para criar documentos que descrevem o que um Web service oferece, como ele se comunica e onde encontrá-lo.
Visto que estes padrões foram amplamente adotados na comunidade de tecnologia, agora podemos acessar uma gama muito mais ampla de módulos ou serviços. O desenvolvedor de uma nova aplicação, por exemplo, poderia fazer uso, rapidamente, do módulo de conversão de moeda baseado na informação fornecida no documento de interface e, com igual facilidade, mudar para outro módulo de conversão de moeda se ele oferecesse melhor funcionalidade (digamos, atualizações mais freqüentes de taxas de conversão).

Páginas seguintes ( 3 ) ( 4 ) ( 5 )
Página anterior ( 1 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail