Home > Gestão

Sem amarras – parte 4

Inovação por meio da recombinação de módulos é só o começo. Loose coupling também permite inovação incremental rápida dentro de módulos

John Hagel e John Seely Brown

15/12/2005 às 20h54

Foto:

Ao reduzir interdependências de módulos, loose coupling facilita experimentar e improvisar dentro de um módulo sem se preocupar com interrupções imprevistas em outras partes do sistema. Neste aspecto, loose coupling, em TI, amplia o potencial de inovação incremental rápida através de loose coupling em processos de negócio.
Dadas as limitações das abordagens mais rígidas, não admira que algumas empresas tenham começado a desenvolver uma estratégia alternativa para projetar processos de negócio. Uma das empresas pioneiras nesta abordagem alternativa em processo de negócio é a empresa chinesa Li & Fung, com sede em Hong Kong.
A Li & Fung é muito conhecida na indústria de vestuário, mas pouco conhecida fora dela. Seus clientes são estilistas de todo o mundo. Em benefício deles, a Li & Fung vai orquestrar supply chains end-to-end extremamente especializadas, começando com o sourcing de fios ou fibras e terminando com a entrega de mercadorias montadas para centros específicos de distribuição no varejo.
Isso talvez envolva reunir dezenas de participantes especializados em escala global para garantir que capacidades apropriadas sejam empregadas, por exemplo, para fabricar refinados suéteres de lã direcionadas ao mercado europeu versus calças esportivas de fibra sintética para o mercado norte-americano, onde um conjunto muito diferente de  empresas pode ser necessário.
Esta enorme flexibilidade é possível porque a Li & Fung montou uma rede de processos loosely coupled com 7,5 mil parceiros de negócio em todo o mundo.
A Li & Fung é capaz de orquestrar esta rede complexa e altamente flexível porque se concentra em definir maneiras padronizadas de especificar outputs de cada parceiro e deixa a cargo de cada um as decisões sobre como agir em relação aos outputs. Fornece, por exemplo, uma maneira padronizada de representar cor para as roupas, mas não diz como produzir esta cor.
A Li & Fung agora está implementando tecnologia Web services e criando SOA que se estende por sua rede de processos para suportar processos de negócio loosely coupled. Este tipo de arquitetura é atrativo para a Li & Fung porque não requer que seus parceiros de negócio descartem tecnologia existente e adotem um conjunto comum de plataformas de tecnologia.
Em vez disso, cada parceiro pode usar padrões de Web services para implementar interfaces loosely coupled para suas aplicações e seus bancos de dados existentes e automatizar conexões com outros parceiros de negócio na rede da Li & Fung.
Ao utilizar uma abordagem loosely coupled, a Li & Fung conseguiu reduzir de meses para semanas os tempos de ciclo em seus supply chains de vestuário globais, superando a performance de concorrentes mais hardwired.
Em indústrias extremamente velozes e exigentes, como as de vestuário e produtos eletro-eletrônicos, abordagens loosely coupled possivelmente não teriam êxito sem satisfazer requisitos agressivos de custo, desempenho, qualidade e tempo de ciclo.
A estratégia da Li & Fung é muito bem sucedida. Gera mais de US$5 bilhões de receita e teve crescimento de dois dígitos ao longo de muitos anos. Com apenas 5 mil funcionários, a Li & Fung fatura cerca de US$1 milhão por funcionário. Em uma indústria acostumada a margens mínimas, a Li & Fung também é muito lucrativa, com 30% a 50% de rentabilidade sobre o patrimônio.

Página seguinte ( 5 )
Páginas anteriores ( 1 ) ( 2 ) ( 3 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail