Home > Tendências

Sonho ou pesadelo? – parte 3

Muitas vezes o controle do acesso a ASPs foge do controle da área de TI

Chris Lindquist

18/10/2005 às 14h55

Foto:

7. Flickr
O sonho: rapidamente captura e baixa fotos, a partir do PC, para áreas públicas e privadas no site da Flickr. Compartilhe-as com os amigos. Baixe-as em seu blog. É fácil.
O pesadelo: usou seu celular para ter uma prévia do ultimo protótipo daquele novo produto desenvolvido pela engenharia? Baixou a imagem por e-mail no aparelho e instantaneamente fez o upload para o Flickr? As ferramentas de desktop também permitem ao usuário captar todos os documentos contidos na rede pelo Flickr em instantes.
Uma questão de segurança: os usuários podem criar senhas para determinadas áreas compartilhadas, mas você dependerá do discernimento desses usuários. E com a conexão telefone-para-e-mail-para-Flickr, não há como o departamento de TI bloquear o processo. Legal, hein?

8. Skype
O sonho: chamadas ilimitadas locais e de longa distância pelos usuários Skype via tecnologia Voz sobre IP (VoIP). De graça. Por alguns dólares a mais, você pode ter um número de telefone Skype que pode se comunicar com telefones tradicionais. O Skype já reporta mais de 175 milhões de downloads de seu software.
O pesadelo: você tem banda de rede suficiente para suportar hordas de funcionários realizando chamadas de longa-distância por meio de seus PCs? (Pense ao menos que é uma tecnologia mais barata do que ter o Marcelo usando o telefone da empresa para ligar para a tia dele, que mora na Itália). Sem contar que não há controle de quem realiza chamadas e para quem.
Uma questão de segurança: o tráfego pelo Skype também burla os firewalls. Mas o Skype já é utilizado por algumas empresas como uma alternativa mais barata à telefonia tradicional.
O Skype dedica um centro de segurança (clique aqui) em seu site pelo qual é possível fazer download de um guia para administradores de redes, assim como alertas de segurança.

Anteriores ( 1 ) ( 2 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail