Home > Tendências

Sonho ou pesadelo? – parte 2

Ferramentas disponíveis a um clique oferecem o poder do anonimato

Chris Lindquist

18/10/2005 às 14h47

Foto:

4. Advicebox e Mailinator
O sonho: cansado de spams? Gostaria de ter um endereço de e-mail que você possa dar às pessoas que não conhece muito bem e não sabe se pode confiar? Gostaria de ter um endereço que possa mandar um e-mail com a segurança de que você não receberá nada de volta? Umas das soluções podem ser o Advicebox e o Mailinator. Advicebox envolve todos os e-mails anônimos. O e-mail que você manda a partir do AdviceBox não tem remetente identificado, e sim anonymous@advicebox.com.
Já o Mailinator é diferente. Ele te permite criar uma conta de e-mail. Você simplesmente cria um nome de usuário e quando a mensagem chega, o serviço Mailinator automaticamente cria uma nova conta. Para visualizar seu e-mail, você apenas se loga usando o endereço criado lá na primeira etapa. Todas as mensagens desaparecem dentro de horas.
O pesadelo: o anonimato dá às pessoas senso de poder. O poder de enviar e receber e-mails sem medo de tê-los rastreados a você pode inspirar atitudes não muito nobres – como espalhar boatos sobre a empresa.
Uma questão de segurança: se alguém utilizar tais serviços de maneira ilegal, ambas as companhias garantem que irão cooperar com a lei e com as autoridades sempre que necessário, conforme o site da empresa (clique aqui

5. ipEliminator
O sonho: navegação pela internet de forma anônima! Uso peer-to-peer invisível! Privacidade no uso de e-mails! O que mais você quer?
O pesadelo: navegação pela internet de forma anônima! Uso peer-to-peer invisível! Privacidade no uso de e-mails! O que mais você não quer?
Uma questão de segurança: serviços como o IPEliminator prometem o anonimato pela Internet por meio da omissão do endereço IP. IPEliminator ainda garante aos clientes que eles contarão com servidores em países “com orientação à privacidade” – o que significa que será necessária mais do que uma ordem judicial do país de origem para obter informações sobre seu uso. O IPEliminator também oferece dicas de como pagar de forma anônima – eliminando assim qualquer pista que leve ao usuário. E adivinhe: esses serviços passam pelos firewalls corporativos.

6. Blogger
O sonho: obrigado ao Google mais uma vez. Eles não criaram o Blogger, mas o possuem e o promovem. E como outros serviços do Google, é de graça e fácil de usar. Simplesmente assine esse serviço e você terá o seu blog onde apenas a sua imaginação será o limite.
O pesadelo: claro que, às vezes, o que as pessoas escolhem postar são coisas pejorativas em relação a seus empregadores. Muitos blogger são despedidos por esse motivo.
Uma questão de segurança: blogger é apenas um Web site. Você pode bloqueá-lo a partir de um filtro de conteúdo quando quiser. Mas você não pode evitar que as pessoas o utilizem de casa. A melhor defesa é provavelmente ter uma política clara sobre o uso de tais ferramentas a partir do trabalho ou sobre a empresa.

Continua ( 3 )
Anterior ( 1 )

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail