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Você é o novo CIO. E agora? (parte 2)

Como obter da organização suporte para a sua liderança

Patricia Wallington

13/10/2005 às 14h45

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Redefina a si próprio

Agora que você foi colocado à prova, precisará equilibrar vínculos do passado com os requerimentos da nova função.
Você tem amigos na organização e naturalmente quer mantê-los. Ao mesmo tempo, precisa evitar favoritismos. Faça isso sendo claro sobre como distribuirá responsabilidades aos empregados e também prêmios e demais tipos de reconhecimento.

Além disso, reconhecer a si próprio como o chefe muda a química do time. Ser capaz de encontrar o ponto certo entre a amizade e o coleguismo, e entre mandar e cooperar, será um fator-chave em obter da organização suporte para a sua liderança.
Estabelecer novos relacionamentos com seus colegas não será o único desafio. Você também vai precisar descartar sua imagem “júnior” e redefinir-se à companhia. Dê tempo para aprender o que os seus superiores e clientes internos querem de você.
Enquanto isso, assuma o novo cargo com vigor. Em outras palavras, não seja subserviente, contribua com idéias para atingir os objetivos da empresa -  sem ser arrogante.

Entenda os desafios da empresa

Apesar do desafio de redefinir a si próprio, há muitas vantagens em ser promovido em meio à multidão. Você conhece todo mundo, já tem uma rede de contatos pré-estabelecida e conhece os processos e produtos da empresa. Você tem agora a oportunidade não só de aprimorar seus conhecimentos como de estampar sua marca.
Como CIO, seu desafio agora é entender os desafios pelos quais passa a companhia. À medida em que aprende mais, você pode dar o tom do crescimento da organização ao transmitir a mensagem de que o contínuo aprendizado não é apenas aceito, mas esperado.
Enquanto você define sua estratégia, considere trabalhar em planos já existentes. Esta é outra forma de ter a organização a seu lado.
Mudanças muitas vezes vêem em meio a um forte ceticismo por parte de quem é cobrado para fazer algo diferente. Talvez as escolhas tecnológicas que você criticou no passado sejam aspectos valorizados agora porque você entendeu melhor as justificativas que guiaram tais escolhas.
Lembre-se como se sentiu quando achou que o direcionamento de TI estava confuso. Use essa experiência como base para explicar melhor o que você está fazendo agora, e incentive todos os envolvidos a compartilhar suas idéias de forma a tornar sua iniciativa bem-sucedida.
Uma vez que estive em situação semelhante, minha equipe me disse que o que eu estava propondo não funcionaria; já havíamos tentado aquilo antes, sem êxito. Expliquei a eles que as atuais condições eram mais favoráveis para que o projeto fosse bem-sucedido. Foi o bastante para ganhar o apoio deles, e então conseguimos atingir nossos objetivos.
Não se esqueça de que você quer esse emprego. Redefina a si próprio e seus relacionamentos da forma mais equilibrada e sensata e você estará no caminho certo para imprimir sua marca na organização.  

Antes de se aposentar em 1999, Patricia Wallington foi vice-presidente corporativa e CIO da Xerox. Ela agora é presidente da CIO Associates, em Sarasota, Flórida.

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