Home > Carreira

Chat com Eliane Aere

A executiva participou do nosso primeiro bate-papo

31/08/2005 às 19h35

Foto:

Eliane Aere, diretora de TI e RH da Ticket Serviços, conta aos internautas por que prioriza o diálogo entre o departamento de informática e as demais áreas de negócios das empresas.

Participaram do Bate-papo 328 pessoas, que ocorreu em 31/08/2005, às 18h  

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas 

(06:11:58) Moderador CIO: Boa noite a todos. Para enviar sua pergunta a Eliana Aere, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.
 
 
(06:12:28) luisa: Oi Lia, tudo bem? Qual a importancia da TI numa empresa?
 
 
(06:14:14) Lia: Olá Luiza, a importancia da TI numa empresa varia de acordo com o negócio.Por exemplo para bancos a dependência é grande, portanto altamente relevante.
 
 
(06:14:27) Oscar: Boa noite Lia. Gostaria de parabenizar você por ser uma pessoa com tendências no Direito e mudar para TI. O que te levou a mudar a sua carreira de advogada? Ou você consegue conciliar as duas áreas. Obrigado.
 
 
(06:17:11) Lia: Olá Oscar, no meu caso foi uma questão de oportunidade. Hoje eu atuo na área de TI e RH, portanto apenas utilizo meus conhecimentos em direito para me auxiliar no dia a dia. Não exerci a advocacia, apesar de ter a minha carteira da OAB.
 
 
(06:17:15) murilo: Oi Lia, como você iniciou sua carreira na área de TI?
 
 
(06:18:41) Lia: Olá Murilo. Eu trabalhava na área Comercial e fui convidada para gerenciar um projeto de Reengenharia que culminou com a aquisição de uma nova plataforma. Gostei e fiquei em TI
 
 
(06:18:51) Practitioner: Olá, boa noite. Gostaria de perguntar como a diretora de serviços vê a "sopa de letrinhas" que a TI representa hoje?
 
 
(06:21:25) Lia: Boa pergunta Practitioner! Acho um horror. É quase impossível para os usuários compreenderem essa linguagem, portanto temos muito a melhorar na nossa comunicação. Procuro evitar, mas às vezes é difícil.
 
 
(06:21:29) IT man: A tecnologia traz vantagem competitiva ou, como afirmou Nicholas Carr, é uma commodity?
 
 
(06:23:44) Lia: Caro IT Man, eu sou suspeita para falar, pois na minha visão a tecnologia quando bem aplicada e utilizada traz uma enorme vantagem competitiva. Porém, se usamos mal a TI pode até mesmo trazer perda de competitividade.
 
 
(06:24:06) Alex-RJ: Gostaria de saber quais os maiores desafios que a sua área tem para interagir com as outras áres da empresa?
 
 
(06:26:36) Lia: Alex-RJ, o maior desafio é a comunicação, pertencemos a "tribos" diferentes e dessa maneira até mesmo a nossa estrutura de raciocínio por vezes é muito diferente das demais áreas. Temos que ter compreensão de ambos os lados para tornarmos a nossa vida melhor.
 
 
(06:26:38) IT man: Qual foi a decisão tecnológica mais difícil de sua vida?
 
 
(06:28:03) Lia: IT man, foram muitas, mas a mais difícil foi a decisão de trocar a nossa plataforma tecnológica, implementando um ERP e CRM integrado.
 
 
(06:28:09) TIloco: Como você enxerga o papel de TI nos projetos de Business Intelligence
 
 
(06:30:06) Lia: TILoco, muito importante, pois a TI é quem precisa pensar e estruturar a arquitetura de dados de forma a atender os requisitos em tempo de projetos, bem como os requisitos futuros que certamente virão. Os usuários via de regra não possuem esse tipo de orientação.
 
 
(06:30:10) Nena: Você disse que atua tb na área de RH, assumiu recentemente, certo? Gostaria de saber como você lida com o temor do funcionário em ser terceirizado, dada a forte política de outsourcing adotada pela Ticket
 
 
(06:36:46) Lia: Nena, a nossa organização decidiu adotar essa estratégia faz 04 anos. portanto, hoje nós nos concentramos em executar as atividades mais intimamente ligadas ao nosso core. Dessa forma esta claro para a maioria dos colaboradores a estratégia da empresa. Um ponto super importante de registrar é que eu mesma já conduzi N processos de terceirizção e como a nossa politica no que tange a pessoas é muito forte, nós nos preocupamos com as mesmas desde o primeiro momento do processo e temos tido muito êxito nessas trasformações. SÓ a mudança é permanente... Portanto tratamos dessas questões abertamente com os colaboradores.
 
 
(06:36:52) Henrique: Boa Noite Lia, Sou gerente de TI numa corretora, onde os sócios são muito conservadores, me daria alguma dica, para trabalhar com pessoas conservados ao ponto extremo? Tenho muita dificuldade de lidar, com as resistencias dentro da empresa, com relação a inovações e a parte tecnologica!
 
 
(06:43:08) Lia: Henrique, minha dica para você é procure usar a linguagem do negócio e demonstrar os objetivos e resultados que podem ser alcançados. Nós da TI temos o hábito de falar com as áreas sem o devido processo de "tradução". vou te dar um exemplo que pode parecer básico mas funciona: Se voce precisa aumentar o link de rede não use essa expressão, talvez você possa dizer... nossa capacidade de entrada de pedidos está próxima do seu limite, precisamos expandir a capacidade de entrada de pedidos...
 
 
(06:43:11) Rafa: Lia, como você trabalha com os seus orçamento para tecnologia? E cmo você comprova os resultados provenientes das inovações trazidas pela TI?
 
 
(06:47:26) Lia: Rafa, nós trabalhamos com um conceito diferente. Quem defende cada projeto, inclusivo do ponto de vista de investimentos em TI não somos nós e sim a área demandante, por consequência quem tem que comprovar o retorno do investimento será o demandante. Somente nos projetos de TI pura, ex. consolidação de servidores, somos nós que defendemos a verba e temos que comprovar os objetivos e resultados que podem ser quantitativos (ROI) ou qualitativos (pesquisa).
 
 
(06:47:28) serno: TI na empresa e software livre, como andam (se andam) juntas hoje em dia?
 
 
(06:49:22) Lia: Serno, nós ainda não utilizamos software livre, mas já estamos trabalhando nessa questão e deveremos fazer algumas experiências em 2006. Nossa maior preocupação são as questões de risco e continuidade.
 
 
(06:49:27) Rafa: Lia, como você concilia a sua vida de super executiva com a sua vida pessoal?
 
 
(06:54:23) Lia: Rafa, boa pergunta. Fui mãe muito jovem e hoje minha filha esta com 21 anos e estuda fora. esse é um ponto super importante, pois com filhos pequenos é sempre mais difícil. No resto sou como qualquer pessoas normal muito trabalho durante o dia, descanso a noite, me divirto a sextas e sábados e dedico meu domingo para minha vida espirutual na Igreja Batista do Cambuí. Como você pode ver é possível fazer tudo...
 
 
(06:54:25) pequeno: O CIO pode ser o CEO ?
 
 
(06:55:20) Lia: Pequeno, claro que sim e eu serei um.
 
 
(06:55:34) julianobalves: Como é ser uma mulher nesse mundo "quase dominado" pelos homens, quais as suas técnicas para manter sempre a sua mão o comando da equipe?
 
 
(07:01:32) Lia: Julianobalves, o mundo ainda é dominado pelos homens, mas as mulheres estão fazendo muitos progressos. Em TI essa questão é agravada, pois existe um mito a cerca do tema, tudo parece difícil, complexo, um pouco inacessível, dessa forma há um certo facínio para o mundo masculino (minha opinião). quanto a liderança, para mim é simples o lider deve servir e não ser servido e é responsabilidade do mesmo montar o seu time - portanto, cada um tem o time que merece...
 
 
(07:01:33) ajbf: Lia, quais devem ser os pontos positivos de um técnico em TI para se tornar um executivo ?
 
 
(07:02:44) Lia: ajbf, conhecer o negócio, saber lidar com pessoas, ter visão estratégica e ser bom gestor.
 
 
(07:03:48) Mendel - Best IT: Lia, boa noite. Gostaria de saber como você encara a comparação de TCO entre Windows Server 2003 e o Linux ao longo de um período de depreciação de cinco anos. Também gostaria da sua opinião sobre a qualidade dos profissionais de suporte de ambas as tecnologias. Obrigado.
 
 
(07:09:41) Lia: Nós não utilizamos como métrica o TCO, portanto não fizemos esse tipo de análise. No que se refere as tecnologias existem profissionais capacitados nas duas, pois muitas empresas de grande porte estão suportando o sistema Linux. Vale ressaltar que se a sua opção for Microsoft voce certamente vai encontrar uma quantidade maior de profissionais.
 
 
(07:10:18) Moderador CIO: Obrigada, Lia. Este bate-papo está encerrado e sua íntegra pode ser conferida no portal da CIO, www.ciomagazine.com.br. Boa noite e obrigada pela participação de todos.
 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail