Home > Gestão

Converta descrentes de TI em entusiastas – Parte 3

Parte 3

STEPHANIE OVERBY e RACHEL RUBIN*

24/08/2005 às 18h31

Foto:

Para quem consegue extrair fiéis da área de negócio, vale a pena. Os benefícios são uma verdadeira lista de desejos para maioria dos CIOs: maior credibilidade na empresa, alinhamento mais estreito com objetivos do negócio e maior influência nesse negócio.
No Bradesco, maior banco privado brasileiro em ativos que no primeiro semestre lucrou 2,6 bilhões de reais – mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano passado -, a crença em TI teve um incentivo especial: o do diretor vice-presidente Laércio Albino Cezar, que em 45 anos na instituição já passou por diversos departamentos – inclusive o de inspetoria de informática, onde atuou por dez anos.
“É preciso ser polivalente. Conheço o banco por inteiro e sei que tecnologia da informação é essencial tanto para oferecer produtos de qualidade quanto para suportar iniciativas como aquisições”, diz o executivo, que hoje comanda as áreas de TI, patrimônio e serviços. “O que seria de nós sem TI em compras vultosas como as do Mercantil, BBV e BCN, significando centenas de novas agências, com sistemas diversos, a serem incorporadas? Por outro lado, como analistas e programadores formavam um mundo à parte, foi preciso abrir um canal de comunicação urgente”, conta.
O executivo sempre manteve entre as suas prioridades promover o alinhamento de TI a negócios para responder à demanda pela justificativa de investimentos na área. Afinal, diz, quem paga a conta é a área de negócios.
A chegada de Laércio no cargo de VP fez quase desaparecer as velhas queixas em relação à area, segundo o diretor de TI da instituição, Aurélio Conrado Boni. “Reclamações sobre demoras na entrega dos projetos e em relação a seus custos diminuíram muito. Ele [Laércio] entende a importância estratégica da TI para o banco e promoveu a compreensão entre as áreas. Estamos do mesmo lado”, testemunha Boni.

Continuação: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail