Home > Tendências

O que atrapalha o BI?

Especialista do Gartner explica o que fazer para evitar o fracasso em implementações de business intelligence

Rachel Rubin

23/08/2005 às 12h34

Foto:

Quais são os principais erros de uma estratégia de business intelligence (BI)? Como evitar complexidade, insatisfação dos usuários – e do chefe - e perda de milhares de reais em uma implementação mal-sucedida? Essas perguntas, mais do que urgentes em um mercado que deve crescer à média de 10% ao ano até 2008, de acordo com previsões de institutos como o Gartner e a IDC, foram respondidas à CIOMAGAZINE.COM.BR por Mark Beyer, diretor de pesquisas do Gartner. 
O primeiro engano é tratar um projeto do gênero como se fosse relacionado apenas à infra-estrutura, ou seja, atribuir à área de TI a responsabilidade por ele. “Construir um banco de dados relacional envolve reconhecer o que é crítico, primar pela qualidade dos dados. Para isso, designe um responsável pelo projeto. Este é um problema de negócios”, ensina o especialista.   
Outra atitude errônea é entregar toda a tarefa nas mãos dos fornecedores de soluções ou serviços de BI. É preciso, além de nomear os responsáveis internos pela tarefa de reorganizar os dados, definir com clareza quais são os requerimentos de negócios e alinhá-los aos processos de negócios. Esses fatores mais modelos de dados bem-definidos asseguram a boa qualidade dos dados, fator crucial para o êxito do projeto.
Segundo Beyer, o mercado de BI já apresenta uma taxa de 80% de sucesso - em que sucesso é definido como uma implementação dentro do prazo e do orçamento previamente estabelecidos. “Não deixe, portanto, sua empresa ficar entre os 20% restantes”, alerta.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail