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Pesquisa sobre a percepção do CIO

O impacto dos diferentes tipos de percepção sobre a área de TI na organização

Stephanie Overby

23/08/2005 às 20h53

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Os principais benefícios da percepção positiva
Melhorar a maneira como o negócio percebe TI é compensador tanto para o departamento de TI quanto para a empresa porque...
1.    Aumenta a credibilidade de TI junto ao negócio
2.    Promove um alinhamento mais estreito entre objetivos de TI e do negócio
3.    Fomenta o trabalho em equipe entre TI e parceiros de negócio internos
4.    Promove opções de investimento mais sensatas nas iniciativas TI-negócio
5.    Melhora a capacidade do CIO de influenciar o negócio
As principais consequências da percepção negativa
Se os CIOs não conseguem aprimorar o modo como o negócio percebe TI, os resultados mais prováveis são...
1.    Perda de oportunidades de inovação e crescimento
2.    Operações de TI ineficientes
3.    Cortes no budget de TI
4.    Queda no moral dos funcionários de TI
5.    Resistência do cliente interno a mudanças em processos de negócio e a implementações de sistemas
As melhores maneiras de mudar a percepção
Estes esforços são classificados por líderes de TI como os que mais têm êxito em aprimorar o modo como o negócio percebe o valor de TI.
1.    Fazer o patrocinar da área de negócio compartilhar a propriedade e a responsabilidade com TI de iniciativas TI-negócio.
2.    Realizar reuniões de planejamento estratégico que incluem líderes de negócio.
3.    Ter um processo de governança consistente para tomada de decisão de investimentos em TI.
4.    Apresentar regularmente esforços e realizações de TI ao board, ao comitê executivo e a outros organismos de direção.
5.    Rastrear o histórico de TI de concluir projetos com sucesso.
6.    Empregar gerentes de relações internas para trabalhar com o negócio.
7.    Vincular remuneração ou bônus de TI a mensurações de performance orientadas ao negócio.
8.    Realizar pesquisas de satisfação com o cliente interno sobre serviços e valor de TI.
9.    Fazer com que o CIO se reúna regularmente com cada CXO para transmitir o valor de TI.
10.    Incentivar patrocinadores e usuários da área de negócio a comunicar o valor gerado por iniciativas TI-negócio.

Metodologia: Realizada em fevereiro de 2005, esta pesquisa envolveu 106 empresas selecionadas por sua sólida reputação na comunidade profissional de TI. Quarenta e nove por cento tinham o cargo de CIO, CTO ou vice-presidente e o restante era formado por diretores e gerentes de TI. Em termos de tamanho da empresa, 22% delas tinham receita superior a 10 bilhões de dólares, 28% tinham receita de 1 bilhão a 9,9 bilhões de dólares e 43% tinham receita inferior a 1 bilhão de dólares. (As outras não deram dados sobre receita.) Vinte e oito por cento eram fabricantes que não produziam computadores, 15% eram empresas de serviços financeiros, 10% eram organizações do governo e o restante estava distribuído por outras 17 indústrias verticais.

* Colaboraram Rachel Rubin e Renata Mesquita

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