Home > Tendências

Como convencer a diretoria

Conheça táticas para convencer sobre aquele projeto de VoIP

CIO

23/08/2005 às 23h22

Foto:

Aprenda táticas para ajudar a convencer os outros diretores a adotar uma estratégia de Voz sobre IP:
1. Conheça a ti mesmo
Antes de adotar VoIP em 2001, Curt Pederson, CIO da Oregon State University, concluiu uma análise sobre a infra-estrutura dos campi com o objetivo de determinar a prontidão da rede para essa tecnologia. A equipe de Pederson conduziu reuniões com a equipe técnica de dados e comunicação em cada campus, onde foram avaliados o estado dos equipamentos de telecomunicações, a conectividade de rede WAN/LAN, a administração de redes, firewalls e os acordos por nível de serviço (SLAs). O relatório final apresentou objetivos de ROI para a VoIP, identificou os primeiros locais com potencial para sua adoção, considerou mudanças organizacionais e examinou o custo do uso da tecnologia. 
Em seguida, as práticas foram reunidas em uma apresentação para a diretoria sênior para fazer lobby por beta de VoIP em um campus onde sistemas de voz eram antigos e dispendiosos. A diretoria concordou. “Com um olhar sobre a plataforma existente de voz, telecomunicações e rede em muitos campi, estávamos mais bem equipados para fazer uma recomendação baseada em informação sobre as opções disponíveis e o custo total da utilização de VoIP”, explica.   

2. Tentar é acreditar
Mike Palmer, vice-presidente executivo de gestão da cadeia de suprimentos e CIO da Allied Office Products, fornecedora de artigos para escritórios, enviou executivos-chaves para seminários sobre VoIP. “Pegamos o que os líderes de negócios tinham aprendido e colocamos no contexto do que estava acontecendo na Allied”, conta Palmer. Por exemplo, ao converter plataformas de voz e dados, a força de vendas da Allied poderia ser mais produtiva usando notebooks sem fio como se fossem telefones.  

Jonathan Earp, CTO da T&F Informa, do segmento de mídia, conta um fato curioso. Um dos diretores da empresa questionou cobranças em relação ao VoIP por não entender o que a tecnologia oferece. Earp levou esse diretor a uma sala de reuniões, deu a ele um handset e conectou o dispositivo ao telefone de sua sala. “A experiência o ajudou a enxergar a luz”, diz Earp.
 
Depoimento: Le Vu, diretor de comunicação global do The World Bank

"A rede global do World Bank atende a mais de 120 escritórios físicos e 30 centros globais de educação à distância, muitos deles em localidades onde banda larga é bem pouco acessível. Desde que a rede foi utilizada pela primeira vez em 1995, se incorpora a diferentes tecnologias de transporte –TDM (incluindo Time Division Multiplexing), TDMA (Time Division Multiple Access) e DAMA (Demand Assign Multiple Access) - sobre uma rede de três satélites operada pela Intelsat. A primeira solução para distribuição de banda automatizada entre múltiplos serviços (como voz, dados e vídeo) foi a de frame relay.

Mas os serviços estavam se tornando mais complexos, de cara manutenção. Trabalhamos com 15 mil sessões de videoconferências por ano em três de cada dez localidades, muitas delas simultâneas. Essas reuniões estavam se tornando difíceis de gerenciar, e, por isso, passamos a buscar uma estratégia de integração uniforme.

Para resolver o problema, em 2003, desenvolvemos uma infra-estrutura de rede IP, multisserviço, para atender aos escritórios e centros de ensino à distância. A nova rede proporcionou economia com pessoal e banda larga via satélite, além de maior simplicidade. Os custos com gestão de rede também ficaram menores com o uso de protocolo SNMP (simple network management protocol) para simplificar o controle dos roteadores, que podem ser reprogramados em questão de minutos, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Agora planejamos desenvolver ferramentas que gerem relatórios, inclusive sobre a qualidade das reuniões envolvendo voz ou vídeo. A possibilidade de distribuir banda larga de forma automática entre serviços multimídia é um sonho que virou realidade.

Essa matéria é complementar a Além dos números

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail