Home > Tendências

IA vai criar US$ 2,9 trilhões em valor de negócios em 2021, diz Gartner

Expectativa de aumento no valor dos negócios de IA está diretamente relacionada à experiência do cliente

Da Redação

06/08/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

De acordo com o Gartner, em 2021, o crescimento da inteligência artificial (IA) gerará US$ 2,9 trilhões de valor para os negócios e 6,2 bilhões de horas de produtividade em todo o mundo. Para o aproveitamento da tecnologia, a empresa de consultoria define a inteligência aumentada como um modelo de parceria entre seres humanos e IA trabalhando em conjunto para a melhoria do desempenho cognitivo, incluindo aprendizado, tomada de decisão e novas experiências às pessoas.

“A inteligência aumentada é toda sobre pessoas aproveitando a IA”, explica Svetlana Sicular, vice-presidente de pesquisa da Gartner. “À medida que a tecnologia de IA evolui, a combinação das capacidades humanas e de IA que a inteligência aumentada permite proporcionarão os maiores benefícios para as empresas.”

A expectativa de aumento no valor dos negócios de IA está diretamente relacionada à experiência do cliente. Segundo o Gartner, o uso da inteligência aumentada reduz os erros e oferece conveniência e personalização em escala, popularizando os benefícios anteriormente restritos. "O objetivo é ser mais eficiente com a automação, ao mesmo tempo em que a complementamos com um toque humano e senso comum para gerenciar os riscos da automação de decisões", afirma Sicular.

“A empolgação com as ferramentas, serviços e algoritmos da IA ​​falta um ponto crucial: o objetivo da IA ​​deve ser capacitar os humanos para serem melhores, mais inteligentes e mais felizes, não criar um 'mundo mecânico' por si só”, acrescenta. “A inteligência aumentada é uma abordagem de design para ganhar com a IA e ajudar as máquinas e as pessoas a obterem o melhor desempenho.”

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail