Home > Tendências

Google não é uma ameaça em software como serviço, diz Bill Gates

Fundador da Microsoft sugere que lançamentos do Google em software como serviço só causam barulho no dia da estréia

IDG News Service

03/03/2008 às 19h19

Foto:

A Microsoft abriu a versão hospedada em web dos softwares SharePoint e Exchange para pequenas e medias empresas, em uma tentativa de tirar proveito da demanda por softwares como serviço. Ao lançar os serviços, Bill Gates, fundador e presidente do conselho da Microsoft, menosprezou a competição imposta pelo Google no segmento.

O movimento permitirá a empresas com 5 mil funcionários ou menos fazer o cadastro para participar do beta da versão hospedada do SharePoint, pacote de colaboração da Microsoft, bem como dos testes com o servidor de e-mail Exchange.

A maior disponibilidade de serviços posiciona a Microsoft para competir melhor com o Google, que na última semana lançou o Google Sites, serviço de colaboração e comunicação hospedado na web.

“Os investimentos da Microsoft em software como serviço são tanto um movimento para capturar receita (além das receitas com licenças atuais) quanto um movimento defensivo para combater possíveis incursões de fornecedores como o Google”, escreveu Matt Cain, analista do Gartner, em uma nota comentando o anúncio.

Gates minimizou a competição do Google: “Eles não tem a riqueza e a compreensão, e você pode ver isso pelo sucesso que eles tiveram”, disse Gates.

Ele sugeriu que o Google tende a criar um burburinho quando lança um serviço, mas falha em manter o interesse. “Para ser sincero, o dia do anúncio é o melhor dia deles”, alfinetou Gates.

Para o Gartner, a Microsoft terá que enfrentar desafios para prover softwares como serviço em larga escala, como alta disponibilidade, segurança, topologia de rede e resolução de problemas, segundo Cain.

No entanto, a empresa deve atrair pequenos e médios clientes com suas ofertas. Até 2012, o Gartner prevê que 20% dos serviços de e-mail empresariais estejam baseados em web, contra 1% em 2007.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail