Home > Tendências

Google no celular no segundo semestre

Companhia discute com fabricantes o licenciamento da plataforma e espera que modelos tenham preço acessível ao consumidor.

Tais Fuoco, do COMPUTERWORLD

13/02/2008 às 16h08

Foto:

O telefone móvel com a plataforma de código aberto Android do Google chegará ao mercado no segundo semestre deste ano pelas mãos de fabricantes como LG e HTC. A chinesa TCL, que produz modelos sob a  marca Alcatel, também informou estar interessada e outras cerca de 30 marcas estão em negociação com a companhia americana.

Gummi Hafsteinsson, gerente sênior de produtos móveis do Google, que participa do Mobiled World Congress, afirma que as conversas estão todas em estágio inicial, mas diz que a expectativa da companhia é que os primeiros modelos cheguem ao mercado na segunda metade deste ano.

Sem revelar maiores detalhes, a companhia acredita que a plataforma poderá fazer parte de uma ampla gama de modelos, dos mais simples aos mais sofisticados. A Texas Instruments, por exemplo, demonstra no evento um protótipo de celular com conexão wireless e bluetooth. A conexão é feita com um simples toque.

Composta de sistema operacional aberto, middleware e recursos para conexão rápida à internet, a plataforma do Google promete menores custos que outras plataformas de telefonia móvel, o que deve acelerar o lançamento comercial de cada novo modelo projetado.

Android é o nome da empresa que adquiriu o Google em 2005, criada por Rich Miner, hoje responsável pela plataforma de telefonia móvel da companhia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail