Home > Notícias

GOL utiliza ARIS RPA para aumentar eficiência operacional

Companhia aérea conseguiu reduzir de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação dos voos

carla

21/11/2019 às 13h00

Foto:

A GOL Linhas Aéreas está investindo em novas tecnologias para aumentar a sua eficiência operacional. A companhia começou a utilizar a solução ARIS RPA da Software AG, e o resultado foi a redução de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação dos voos.

Segundo Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor do GOLlabs, a plataforma aumentou a produtividade da equipe, liberando os profissionais para executar atividades mais estratégicas. Antes, os colaboradores precisavam lidar com um sistema para gerenciar a malha aérea e outro específico para reservas e emissão de bilhetes para venda.

"Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados", explica o executivo.

Por conta da complexidade do gerenciamento da programação de voos, o departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas para resolver o problema. No final de 2018, a Software AG iniciou uma prova conceito na empresa, demonstrando os benefícios da automação robótica de processos da solução ARIS RPA.

Durante os testes, foram realizadas as integrações necessárias entre o sistema de gerenciamento da malha aérea e o de reservas e emissão de bilhetes. “Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até 1.000 voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” acrescenta Palaia.

Seguindo o objetivo de otimizar a produtividade, a GOL também pretende implementar a solução ARIS RPA em outras operações. Conforme anunciado pela companhia, até o final deste ano diversos processos deverão ser automatizados. "Agora, temos a capacidade de dar respostas mais rápidas a situações não-programadas, por exemplo. Com isso, conseguimos oferecer melhores serviços ao mesmo tempo que reduzimos custos”, declara o CIO.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail