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Sete fatores críticos para o sucesso da TI
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Sete fatores críticos para o sucesso da TI

O planejamento atende a toda a organização? É realista? Existem recursos para gerenciá-lo de forma adequada?

Joab Jackson, CIO/EUA

05/08/2014 às 7h44

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Cada vez mais, as atividades econômicas dependem da tecnologia. Mas a maior parte das organizações ainda falha ao tentar
tirar vantagens das diversas oportunidades que podem ser fornecidas pela área
de TI, em especial, no que diz respeito a melhorar processos e aumentar as
margens de lucro.

Claramente, existe um espaço entre a infraestrutura disponível
e o que a empresa necessita fazer para transformá-la em algo que traga benefícios
reais aos negócios.

Assim, antes de formular a estratégia da área de TI, o CIO deveria fazer algumas perguntas básicas:

1. A
estratégia de TI é muito genérica?

O departamento de tecnologia da informação
dificilmente consegue atender a apenas um tipo de necessidade, perfil de
clientes ou segmento de mercado. Os objetivos da área tendem a ser mais
abrangentes, mas nem por isso deve-se esquecer de atender a demandas particulares de cada área.

A maioria das empresas de sucesso aprendeu que um único
modelo dificilmente supre todas as necessidades. Os gestores de TI, por sua
vez, deveriam considerar melhor as necessidades únicas de cada unidade de negócios
que compõe a companhia com o intuito de construir uma estratégia que atenda, o melhor possível,
toda a organização e as particularidades de cada departamento.

 2. A
estratégia está direcionada ao mercado?

Os projetos internos da área de TI
quase nunca representam o melhor caminho para começar a desenhar uma nova estratégia
para o departamento de tecnologia da informação. É um clichê dizer que não se pode
pensar em mudar resultados fazendo as coisas do mesmo jeito sempre. Assim, vale
a pena o CIO sair um pouco do seu ambiente, com o intuito de entender melhor as
necessidades do mercado em que a empresa na qual ele atua está inserida.

Para
isso, além de conversar com os principais executivos, vale a pena ouvir pessoas
do setor, com o intuito de detectar demandas e oferecer ideias que possam fazer
verdadeira diferença para a operação.

3. A
estratégia será claramente comunicada?

Os planos anuais de negócio da área de TI são,
normalmente, entendidos pelos principais executivos da companhia, os quais estão
preocupados com o retorno esperado. Mas entre a apresentação do projeto e a
implementação do mesmo há uma tendência de existir uma quebra na comunicação.

Para evitar isso, o primeiro passo é criar um documento com
toda a estratégia de TI detalhada e que possa ser compartilhado por toda a
companhia. Assim, qualquer pessoa da organização pode discutir novas políticas,
tecnologias, métodos e outras possíveis mudanças.

4. A
estratégia é realista?

Quando escreve o planejamento anual, o CIO deve
contemplar todos os recursos necessários para atingir os objetivos. Isso
porque uma nova estratégia pode até parecer promissora, mas ela
depende de questões
práticas, que incluem recursos financeiros, competências técnicas e
tecnologias. Além disso, qualquer projeto deve estar alinhado aos
objetivos
e à cultura da empresa.

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5. A
estratégia pode melhorar o dia a dia da operação?

Qualquer novo plano deve
atender às necessidades operacionais e aos objetivos de negócio da empresa. De
outra maneira, é um desperdício gastar esforços e recursos para formular novas
políticas, adquirir tecnologias, implementar planos ou buscar conhecimentos.

Se, no final do dia, os objetivos desenhados não resultarem em
mais eficiência dos procedimentos operacionais ou gerarem mais valor, vale a pena
analisar se não está na hora de mudar a estratégia.

6. A
estratégia tem o suporte adequado, em termos de sistemas?

Quando falamos em
sistemas de suporte, o termo refere-se a todos os recursos necessários para a
gestão das iniciativas, bem como os recursos envolvidos. Afinal de contas,
construir um passo-a-passo do projeto é o fator mais importante para garantir
que a ação está alinhada à estratégia.

Lembre-se que na maior parte dos projetos que envolvam
mudanças, a falha está atrelada a problemas com as pessoas envolvidas.
Ou seja, o sucesso depende de que o gestor e sua equipe trabalhem de
forma ajustada e totalmente dentro do escopo.

7. A
estratégia está adaptada às mudanças no ambiente de negócios?
O planejamento precisa ser dinâmico o suficiente para atender aos
novos desafios da empresa. Em nenhum momento a estratégia deve virar um
entrave para que a companhia busque novos negócios ou melhore seus
sistemas.

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