Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
8 sinais de que está na hora de contratar um coach
Home > Gestão

8 sinais de que está na hora de contratar um coach

Para os profissionais, os programas de coaching permitem o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso em qualquer segmento de mercado

Da Redaçcão, com Computerworld/EUA

16/03/2018 às 16h30

coaching_453728305.jpg
Foto:

Na hora de se preparar para evoluir profissionalmente, CIOs aderem a práticas que vão desde o coaching executivo até aconselhamento com colegas de trabalho e cursos de especialização. Que atire a primeira pedra o CIO que nunca pensou em crescer profissionalmente e, quem sabe, chegar à posição de principal executivo de uma companhia. No entanto, isso dificilmente acontecerá se não houver um planejamento profissional detalhado, com imposição de metas e uma visão clara de como e aonde exatamente se quer chegar.

O ponto inicial, segundo especialistas em gestão de carreira, está na cabeça do executivo. É imprescindível que o líder tenha um senso crítico sobre si próprio, saiba o que espera da profissão e assuma se está mesmo satisfeito com o rumo que sua vida vem seguindo. Só assim ele poderá trabalhar para reforçar as competências que o levarão ao objetivo imposto, especialmente as habilidades comportamentais.

Na teoria, a tarefa parece simples. Na prática, porém, mostra-se mais complexa. Alguns executivos até reconhecem a necessidade de ajuda profissional para estabelecer todas essas questões. Outros optam por seguir sozinhos, com o aconselhamento de colegas ou dedicação a cursos e investimentos acadêmicos. Mas qual será de fato a melhor forma de o CIO planejar o próximo passo em sua carreira?

A realidade é que não existe receita. Um dos métodos que vem ganhando adeptos – e prestígio – nos últimos anos é o coach executivo, trabalho usado para um melhor entendimento das reais capacidades, motivações, expectativas do executivo e também para o estabelecimento de metas.  Na última década, o coaching ganhou espaço entre executivos de diferentes áreas e tem feito a diferença não apenas na carreira, mas nos negócios e na vida pessoal daqueles que aderiram à prática. "Hoje se descobriu que não basta fazer cursos quando o comportamento não acompanha o conhecimento

Os programas de coaching são desenvolvidos para profissionais mais experientes, geralmente para executivos e gestores que possuem "desafios" no relacionamento com seus pares, superiores, subalternos, clientes e/ou fornecedores, ou aqueles que precisam aprimorar o desempenho no trabalho. Daí a semelhança com a definição de coach: uma pessoa que "treina" executivos para uma determinada tarefa, missão ou necessidade. Ou seja, um personal trainner de carreiras profissionais.

Os programas de coaching começaram a despertar a atenção dos gestores há cerca de cinco anos, quando a retenção de talento passou a fazer parte do desafio das empresas. Os benefícios proporcionados pelo coaching aos executivos, como o gerenciamento de conflitos, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o aumento da performance e produtividade, garantiram o sucesso da sua implementação em várias empresas.

O coach ajuda seus liderados a compreenderem-se melhor, a definirem seus objetivos, repensarem ou redescobrirem seus sonhos, a encontrarem seu espaço, a entenderem e aproveitarem seu potencial, habilidades, competências, além de superarem suas limitações.

Para os profissionais, sejam eles mais ou menos experientes, os programas permitem o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso em qualquer companhia.

Mas quais são os sinais de que está na hora de contratar um coach para alavancar sua carreira profissional?

Especialistas ouvidos pela Computerworld/EUA apontam oito deles.

1. Você está frustrado com seu trabalho mas não tem ideias para possíveis alternativas profissionais;

2. Você está em busca de um novo emprego, mas suas iniciativas (envio de currículos, entrevistas) não estão rendendo frutos reais;

3. Você precisa de ajuda na elaboração de currículo ou cartas de apresentação;

4. Embora tenha esforço, você não tem conseguindo progredir profissionalmente, especialmente entre seus pares das áreas de negócios;

5. Você precisa de ajuda para se diferenciar;

6. Você não consegue transformar seus desejos profissionais em metas objetivas;

7. Você está ansioso para adquirir conhecimento;

8. Você quer alcançar o sucesso e precisa de ajuda para agilizar a realização de seus objetivos.

 

Como encontrar um consultor de carreira?

1. Peça indicações a conhecidos e colegas de trabalho;

2. Consulte pesquisas e revistas especializadas no segmento de negócio no qual você busca oportunidades;

3. Escolha um profissional com credenciais e especializações;

4. Peça referências de outros clientes aos coaches consultados.

O que perguntar a um coach antes de contratá-lo?

1. Há quanto tempo atua como consultor de carreira?

2. Você é credenciado por algum órgão regulamentador da categoria?

3. Você é especializado em algum segmento de negócios? Qual?

4. Que tipos de clientes trabalham melhor com você?

5. Quanto tempo dura sua atuação junto a um cliente?

6. Como são medidos os resultados?

7. Que tipo de retorno devo esperar ao investir em seus serviços?

Como aproveitar ao máximo suas sessões de coach?

1. Não fique envergonhado: tente dar o máximo de informações – pessoais e profissionais – ao consultor;

2. Não superestime o que um coach pode fazer por você: seu currículo e atitudes são os maiores responsáveis pelo sucesso profissional;

3. Seja honesto: diga ao consultor o que espera de seus serviços e dê sua opinião sobre como o trabalho se desenvolve ao longo da consultoria.

 

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15