Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Manutenção do equilíbrio pessoal e profissional da equipe ainda é desafiador para gestores, diz estudo
Home > Gestão

Manutenção do equilíbrio pessoal e profissional da equipe ainda é desafiador para gestores, diz estudo

De acordo com estudo da EY, gestores concordam que precisam atender às demandas de seus empregados para manter produtividade no trabalho remoto

Da Redação

13/04/2021 às 14h02

Foto: Adobe Stock

As novas dinâmicas de trabalho impulsionadas pela pandemia de Covid-19, mostram que, embora tenha-se notado um aumento na produtividade no trabalho remoto, alguns fatores persistem em desafiar trabalhadores e gestores. A qualidade na conexão doméstica e a divisão do espaço doméstico com familiares, muitas vezes inadequado para a execução do trabalho, continuam a ser um grande desafio à produtividade, apontou uma nova pesquisa da EY.

A pesquisa “Trabalho Reimaginado: As novas formas de trabalhar” é resultado de uma pesquisa feita pela EY, com mais de duas mil pessoas na América Latina, considerando Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México.

Os dados mostram que, ao mesmo tempo em que as empresas perceberam que precisavam agir rapidamente para proteger seus colaboradores no atual cenário de pandemia, seria necessário repensar a forma de se trabalhar e assim manter a agenda de negócios. Eles mostram também que parte importante dos desafios é calibrar o endereçamento de novas demandas com a agenda corrente de negócios.

"Nos últimos meses, as empresas têm experimentado na prática toda uma agenda de maneiras diferentes de organizar o trabalho e produzir valor. Apesar das dificuldades iniciais, parecem agora convencidas de que o processo de transformação do trabalho será contínuo e veio para ficar. Paradigmas históricos - desde o operacional até o comportamental - estão sendo desafiados e serão temas frequentes das agendas estratégicas dos próximos anos", comenta Oliver Kamakura, Sócio de Consultoria em Gestão de Pessoas da EY Brasil.

CIO2503

E-book por:

Se de um lado, 44% dos empregadores acreditam que seus negócios estão em perigo por causa da Covid-19, por outro, 46% dos empregados não enxergam que seus empregadores estejam 100% preparados para as mudanças comportamentais necessárias no pós-Covid. Ao mesmo tempo, 44% percebem que os impactos causados pela pandemia foram amplos.

Produtividade, aprendizado e custos

As respostas obtidas com a pesquisa foram separadas em três temas, sendo estes os mais presentes nas discussões dos comitês de gestão de crise e transformação nas organizações: desafios da produtividade, estratégia de custos diretos e aprendizado contínuo.

Na perspectiva dos colaboradores, o estudo aponta que existe a percepção de que houve aumento de produtividade durante a pandemia, com sinais ainda mais evidentes entre aqueles com mais tempo de experiência profissional. Ainda assim, são vários os desafios que eles precisam enfrentar para permanecerem produtivos durante o trabalho remoto.

Os dois principais desafios são: a diferença de qualidade na conexão doméstica (27,2%) e a presença da família combinada com a falta de um espaço privado para a execução do trabalho (22,2%). Por essas e outras razões, é consenso entre os empregadores de que eles precisam atender às demandas de seus empregados, principalmente aquelas relacionadas à manutenção do equilíbrio pessoal e profissional.

Quanto à reavaliação dos custos, na visão dos empregadores ela deve passar, principalmente, por ações de melhoria de processos e redução de trabalhos manuais (18,1%), de automação inteligente (16,5%), de revisão de modelos organizacionais e operacionais (14,9%) e de redução do número de escritórios físicos (12,9%).

Por outro lado, os empregados enxergam que tais ações deveriam considerar a criação de alternativas ou flexibilização de horas de trabalho (15,4%), alternativas de remuneração e planos de benefícios (12,3%), revisão de políticas de descanso (11,5%) e melhora da oferta de benefícios de bem-estar emocional e físico (11,1%).

Em relação ao aprendizado contínuo, o estudo mostra que empregados e empregadores demonstram estar alinhados em relação aos desafios impostos pelas transformações aceleradas pela Covid-19. Enquanto 83% dos empregadores acreditam que o aprendizado contínuo terá um amplo impacto na agenda de negócios, 72% dos colaboradores acreditam ter acesso a conteúdos relevantes e receber treinamentos, embora apenas 35% demonstrem algum preparo para atender às novas demandas dos clientes.

"A dinâmica do trabalho sofreu grandes mudanças no último ano e não deverá voltar ao antigo ‘normal’, mesmo nos setores baseados em modelos mais tradicionais de gestão de pessoas. Será cada vez mais necessário acompanhar os próximos passos de perto, buscando adicionar velocidade e eficiência às iniciativas que surgirem nos próximos meses para manter a capacidade de gestão do negócio", conclui Kamakura.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15