Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Computação em nuvem transforma o mercado e gera negócios
Home > Gestão

Computação em nuvem transforma o mercado e gera negócios

Nuvem se move para impulsionar a execução das estratégias dos negócios e atua para eliminar atritos e integrar toda a organização

José Saldanha e Tânia Cosentino*

28/04/2021 às 19h29

Foto: Adobe Stock

A Covid-19 está transformando definitivamente o mercado. Meses após o início da pandemia, e após diversos desafios enfrentados com resiliência, já é importante discutir quais serão os legados dessa nova realidade. Um deles, certamente, é a necessidade de mais flexibilidade das organizações e suas equipes na liderança e execução operacional. Nesse cenário, a computação em nuvem se destaca como um dos ativos mais relevantes para que as empresas transformem o mercado e gerem negócios.

Até 2022, diz pesquisa do Gartner, 75% de todos os bancos de dados serão implantados ou migrados para uma plataforma baseada em nuvem, o que será em grande parte direcionado para análises de informações e vendas de softwares como serviços (SaaS). A discussão não vinha sendo realizada de forma estratégica na maioria das empresas no Brasil, principalmente em função da falta de orçamentos específicos e da ausência de executivos engajados.

Ocorre que há diversos benefícios da migração para a nuvem, que estão sendo evidenciados na pandemia, entre os quais estão a facilidade de monitorar indicadores de desempenho por meio de diversos dispositivos de acesso à rede e acompanhar em tempo real distintas linhas de negócios, como operação, produtos, vendas e pagamento de impostos.

É uma perspectiva integrada de transformação digital, que proporciona mais agilidade para as tomadas de decisões e o direcionamento de estratégias de negócios mais alinhadas com produtos, regiões e preferências dos consumidores. Com a nuvem, e o acesso aos dados facilitado, também é possível que as empresas gerem indicadores e análises preditivas para evidenciar diferenciais e ampliar a competitividade.

CIO2503

E-book por:

Outro dado é que a nuvem está se movendo para impulsionar a execução das estratégias. Além disso, ela elimina atritos e permite que empresas sejam verdadeiramente conectadas, integrando toda a organização em modelo de negócio centrado no cliente, habilitado digitalmente e projetado para o crescimento. A nuvem também é um facilitador digital de resultados de negócios, e contribuiu para o endereçamento da operação com velocidade, escala e segurança.

Para a migração, é importante que cada empresa tenha o suporte de uma metodologia que faça a análise do desenvolvimento do ponto de vista do negócio, com um roteiro conectado com a transformação da própria organização, incorporando elementos de segurança e governança.

Isso inclui preparar a organização na disponibilização da nuvem para os negócios, desenvolver um conjunto de arquiteturas, serviços, ferramentas e princípios, e colocar em prática processos e mecanismos necessários para apoiar a inovação em grande escala.

O que se espera é que a nuvem seja, de fato, um recurso diferenciador, disponível para toda a organização. É um nível em que elementos organizacionais, operacionais e de governança proporcionam confiança, visibilidade e habilidades para a transformação do mercado e a geração de negócios. Não há tempo a perder!

*José Saldanha é sócio-diretor de Alliances & Cloud Solutions da KPMG no Brasil.

**Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15