Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
CIO, aqui estão 4 passos para garantir o sucesso em seus esforços de inovação
Home > Gestão

CIO, aqui estão 4 passos para garantir o sucesso em seus esforços de inovação

Há alguns passos que podem determinar quais ideias priorizar e como resolver problemas de forma que o projeto de inovação seja um sucesso

Da Redação

05/10/2020 às 10h31

Foto: Adobe Stock

Cada vez mais especialistas afirmam que, para que as tecnologias se convertam em resultados nos negócios, profissionais de diferentes áreas precisam trabalhar juntos. Inovar exige uma comunicação e uma organização estratégica guiada por uma boa liderança que saiba priorizar as etapas de trabalho e organizar a comunicação entre as equipes. Defender o projeto, analisando os desafios técnicos e mirando os resultados dos negócios é o primeiro passo para de fato ganhar o apoio que precisa e tirar o projeto do papel.

“Frequentemente, os inovadores me perguntam quais ideias priorizar e por quê”, conta Bernhard Schaffrik, Principal Analista da Forrester, em artigo publicado pela empresa de pesquisa. Schaffrik detalha em quatro passos estratégias que variam de habilidades de comunicação a organização, para saber o que priorizar na hora de dar andamento a um projeto de inovação.

Aqui estão alguns passos iniciais que você pode seguir para garantir o sucesso em seus esforços de inovação, de acordo com o especialista:

Foco no problema real

Primeiro, concentre-se nas ideias que podem resolver um problema real de negócios. Claro, é importante ter reunido um monte de pessoas criativas que amam experimentar as tecnologias emergentes. Esses colegas estão ansiosos para idealizar e inovar com você, às vezes até em condições frustrantes. Mas enquanto eles estão ansiosos para concretizar suas próprias ideias, será difícil convencer as linhas de negócios a patrocinar tais ideias e trabalhar lado a lado com você para superar as barreiras políticas e organizacionais ao longo do caminho. Mas se você assumir um problema que foi levantado por uma unidade de negócios (vendas, marketing, P&D) antes, então as chances são altas de que, uma vez que você tenha mostrado que é capaz de resolvê-lo, você terá encontrado fãs em uma empresa que o ajudará a superar os obstáculos à frente.

Ouça o usuário

Não tem certeza de como identificar um problema real de negócios? Estenda a mão para aqueles que se beneficiarão mais. Como é mais provável que as vendas se beneficiem primeiro, pergunte a seus colegas de vendas quais são seus pontos fracos que não podem ser resolvidos pela TI corporativa ou por qualquer outra unidade de negócios de tecnologia. Concentre-se nos pontos problemáticos em que você tem certeza de que pode chegar a uma solução usando tecnologia madura e existente ou com tecnologias emergentes.

CIO2503

E-book por:

Escolha bem o problema que você irá endereçar

Não escolha nem o problema mais fácil nem o mais complexo. Você e seus colegas provavelmente só recentemente começaram a aprender como colaborar enquanto inova e usa novas tecnologias. Mas tentar resolver o problema mais difícil com o qual a empresa vem lutando há anos não é uma receita para o sucesso. Ao mesmo tempo, evite desafios triviais, pois eles não exigem inovação nem ajudam a construir uma reputação positiva do talento de sua equipe em toda a empresa.

Estipule um prazo

Use seis semanas como regra prática. Os iniciantes em inovação precisam construir confiança em toda a empresa. A confiança é um pré-requisito para acesso ao orçamento e tempo valioso de idealização com especialistas em negócios que não passarão seu tempo com você se não confiarem em sua capacidade de ajudá-los. Portanto, concentre-se nos problemas em que você tem certeza que podem ser transformados em uma prova de conceito tangível ou um piloto dentro de seis semanas (mais ou menos). Evite problemas que você acredita que requeiram mais de oito semanas. Confie no seu próprio instinto! Depois de seis semanas, o público interessado e as partes interessadas estão começando a perder o interesse em seu progresso e, se você não tiver apresentado nada tangível após 12 semanas, o suporte será quase zero. Recuperar o interesse exige muito mais esforço do que manter a população inicial atenta e engajada.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15