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7 formas para melhorar a experiência de consumo das suas APIs
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7 formas para melhorar a experiência de consumo das suas APIs

Especialistas dão dicas sobre os desafios de criar uma solução eficaz para o cliente

carla

03/02/2020 às 18h00

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O início do trabalho de um desenvolvedor não é fácil e envolve inúmeros desafios. Por isso, antes mesmo da aplicação de tecnologias, é importante escolher uma stack de desenvolvimento apropriada. A escolha deve levar em consideração a necessidade de diferentes ferramentas, principalmente quando falamos na criação de uma API em que sistemas e produtos entram no contexto de construção de cada endpoint (a URL onde seu serviço pode ser acessado).

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Neste cenário, cada vez mais os profissionais de tecnologia e produtos digitais entendem a importância de oferecerem uma boa experiência para os usuários e como uma quebra de expectativa pode afetar na tomada de decisão do cliente na hora de adquirir um determinado produto. Para auxiliá-los nesse sentido, Thiago Lima, CEO da LinkAPI, startup que possibilita empresas desenvolverem, monitorarem e distribuírem integrações de APIs, juntamente com sua equipe de especialistas, separaram sete dicas que ajudam a criar experiências mais eficazes no uso de APIs. Confira abaixo:

Foque na funcionalidade

Os desenvolvedores têm consciência da importância da API na funcionalidade de qualquer produto. Para executar as demandas, os profissionais precisam de uma solução e, se sua API não soluciona o problema dele, será difícil mantê-lo por perto.

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Ou seja, somente a criação de endpoints com uma visão completa de engenharia não é suficiente. É necessário conciliá-los com uma visão clara de negócio e uso, onde a solução do desafio do consumidor seja o foco principal.

Tenha uma API estável

Além de funcionar, é essencial que sua API seja confiável. Serviços com projetos mal desenhados e com uma grande quantidade de bugs podem perder espaço para APIs de alta performance. O valor disso é inestimável quando os desenvolvedores precisam resolver problemas diariamente. Se sua solução se torna mais um problema para ele, o nível de confiança depositado cairá drasticamente, e é algo difícil de recuperar, principalmente quando se trata de desenvolvedores.

Clareza e facilidade de uso

Você pode ter a melhor API do mundo, mas se ela não for fácil de usar, a experiência de consumo será desanimadora. Considere diminuir a curva de aprendizado e de setup ao mínimo. Existem soluções fáceis de serem aplicadas no desenvolvimento da API. Durante a construção dela, pensar como o desenvolvedor se comporta e o que ele espera de sua solução já é um grande passo. Personalizar respostas e status codes com dicas e links para documentação, e mensagens de erro mais claras são de extrema importância.

Torne sua API mais humana

Tornar sua solução mais humana significa aplicar empatia a um ambiente tecnológico. E essa aplicação vai além de “pensar como o usuário”. É avaliar quais desafios um desenvolvedor encontra quando conhece uma nova API e aplicar melhorias a fim de minimizar a curva de aprendizado.

Tenha uma documentação clara

Na exposição de dados do seu produto, é importante documentá-los de modo claro. Esta documentação é importante para que um desenvolvedor vire promotor da sua API. Sendo mal organizada e com poucos exemplos, pode causar o efeito contrário e afastar de vez o profissional.

Possibilite testes e ambientes de erro

Erros são comuns, por isso é sempre importante identificá-los antes do lançamento de um produto. Fazer com que sua API seja fácil de ser testada e validada pode ser um divisor de águas para essa jornada. Debugar e testar APIs deve ser um processo natural e simples, com respostas claras sobre o que está errado e quais passos o desenvolvedor
deve tomar para resolver determinado erro.

Converse com um desenvolvedor

A relação com o desenvolvedor é essencial para a construção de sua solução. Deixar um canal aberto entre sua API e o desenvolvedor é um passo importante para uma boa evolução. Faça isso de modo que uma solicitação de ajuda não seja uma tarefa difícil ou embaraçosa. Deixe claro que você está aberto a feedbacks e sugestões de melhorias

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