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4 dicas para vender um projeto de transformação para seu CEO
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4 dicas para vender um projeto de transformação para seu CEO

Uma iniciativa de transformação bem-sucedida pode estabelecer sua posição como líder empresarial, e não apenas um guru de tecnologia

David Chou, CIO (EUA)

22/02/2021 às 8h54

Foto: Adobe Stock

Vender um projeto de transformação inclui abraçar a tecnologia enquanto a alinha com a estratégia da empresa para alcançar o crescimento e o sucesso da empresa. Então, como você deve proceder para vender seu projeto de transformação para seu CEO e um grupo de pares que pode ser resistente a mudanças? As dicas a seguir fornecerão o tipo de informação de que você precisa para persuadir sua organização a adotar o projeto de transformação.

Foco em problemas entre departamentos

A primeira coisa que deve acontecer em um projeto de transformação é eliminar os silos de negócios tradicionais que se desenvolveram ao longo dos anos. Incentive uma maior colaboração e intercâmbio entre os funcionários para que todos possam ver o valor de trabalhar juntos para atingir uma meta. Como CIO, você deve concentrar seus esforços em ajudar esse processo em vez de controlá-lo, porque sua função será muito mais valiosa nessa capacidade. Tornar-se um bom contador de histórias pode ajudar todos a compreenderem muito melhor todas as questões envolvidas, porque as pessoas (incluindo os funcionários) prestarão muito mais atenção a uma boa história do que a uma simples diretriz emitida por qualquer gerente.

Traduza o complexo

Para mostrar como a tecnologia é uma grande parte do seu projeto de transformação, simplifique todo o processo de explicação descrevendo como ela beneficiará a empresa, ao invés de como funciona ou o que a torna tão bem-sucedida.

Questões complexas geralmente podem ser reduzidas a conceitos muito mais claros quando associadas a fatos e números. Por exemplo, um CIO de saúde pode convencer seu CEO mostrando o impacto que o projeto terá no atendimento/segurança do paciente e por que isso deve se tornar parte do DNA da empresa. Se eles tentassem persuadir o CEO com toneladas de conceitos e benefícios pomposos, eles poderiam confundir a questão irremediavelmente. Ao fixar as vantagens para focar na qualidade do paciente, o CIO da área de saúde está em terreno muito mais firme.

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Mostrar métricas tangíveis e ROI

Fornecer uma análise de ROI completa e cuidadosa será outro forte suporte para o seu projeto, e é algo que você não deve ignorar em sua apresentação ao CEO. O retorno sobre o investimento é atraente para qualquer gerente de empresa porque é um conceito de resultado final que diz exatamente o que você está recebendo pelo dinheiro investido.

Quando você consegue demonstrar o valor recebido por sua empresa pelo investimento de recursos, pode ser um argumento muito forte para seu projeto. Decida quais métricas mostram melhor os benefícios da empresa e faça um excelente uso dessas métricas críticas quando estiver apresentando seu caso ao CEO. Se você escolher as métricas corretas e mostrar claramente o valor do seu projeto para a empresa, não precisará ser tão persuasivo.

Mudar a cultura interna de TI

A fundação de um projeto transformacional requer uma mudança significativa na cultura do departamento. Os membros da equipe de TI consistem em pessoal de suporte que faz o que for necessário para manter a rede, o hardware e o software da empresa para habilitar funções tecnológicas essenciais para atendimento ao cliente ou, no caso do CIO da área de saúde, atendimento ao paciente.

O departamento deve evoluir de uma função de suporte para uma função mais proativa para buscar tecnologias emergentes enquanto encontra maneiras de incorporar soluções inovadoras ao portfólio de tecnologia.

Uma grande parte dessa função também inclui o estabelecimento de pré-requisitos de segurança para proteger os ativos de informações essenciais para os negócios e impedir o acesso não autorizado. Embora a segurança da informação seja importante, não a torne tão restritiva a ponto de proibir uma organização de avançar nos tempos modernos.

Pratique essas quatro dicas como seu argumento de venda para o CEO em um projeto transformacional. Isso contribuirá muito para manter sua organização na vanguarda do setor e estabelecer sua posição como líder de negócios na área em vez de guru de tecnologia.

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