Home > Gestão

Gerentes de TI enfrentam restrições de hardware durante pandemia

Executivos não contavam com falta de equipamentos e uma cadeia de suprimentos tão prejudicada

Da Redação

15/04/2020 às 18h00

Foto: Shutterstock

Na
mudança global para trabalhar em casa, nem todas as empresas se criaram
da mesma forma. Para algumas empresas, a adaptação do trabalho remoto
foi mais simples, devido a uma estrutura preexistente para isso,
enquanto em outras, funcionários simplesmente carregaram seus laptops
debaixo do braço e foram para as suas casas. 

Em entrevista ao CIO Dive Leon Adato, da SolarWinds, disse que a infraestrutura de tecnologia moldou amplamente como as empresas se adaptaram ao seu novo normal. 

Como
milhões de pessoas trabalham em casa por um período indeterminado, o
acesso ao hardware pode afetar a eficiência, sobretudo para engenheiros
de software e profissionais críticos, que a estação de trabalho inclui
monitores adicionais, ressalta o artigo. 

Para a fabricante de software SAP, uma ferramenta interna tem auxiliado neste problema. A plataforma Ariba,
adquirida pela SAP em 2012, permite que os funcionários solicitem
equipamentos como monitores externos - pagos pela SAP - e os entreguem.  

CIO2503

E-book por:

Ter esse sistema à mão
ajuda os trabalhadores a "estabelecer alguma normalidade em seu
trabalho diário durante esse novo normal", disse Lloyd Adams,
Vice-Presidente Sênior e Diretor Administrativo da região leste da SAP America, por e-mail ao CIO Dive

As
equipes de TI da SAP se disponibilizaram para enfrentar os desafios de
TI que os funcionários enfrentam, como habilitar o acesso à VPN e usar
ferramentas de videoconferência, disse Adams. 

É
incerto se essas empresas conseguirão laptops suficientes a tempo de
abastecer sua força de trabalho, pois o fornecimento de PCs está
atrasado devido à interrupção da cadeia de suprimentos, disse Mika Kitagawa, Analista Principal Sênior do Gartner, em um e-mail ao CIO Dive

"Algumas
empresas estão fornecendo aos funcionários acessórios como monitores
externos para ganho de produtividade. É possível que eles também estejam
oferecendo mais alguns laptops para aqueles que normalmente trabalham
em um escritório, mas agora estão em casa", disse Kitagawa. 

É
improvável que a maioria dos gerentes de TI tenha um estoque grande de
dispositivos suficiente para imaginar tudo quebrando ao mesmo tempo,
disse Adato
ao site. "O que ouvimos do campo e, na experiência de nossas equipes de
TI, há um grande número de desktops e laptops, já que todos estão se
esforçando para trabalhar em casa", disse Anand Rajaram, Chefe de Produto, Soluções de Suporte do LogMeIn, em entrevista ao CIO Dive. "Os pedidos em atraso são de quatro a seis semanas, portanto as equipes de TI precisam se contentar", complementou. 

Os
dias de pandemia à frente trazem outros desafios tecnológicos, como a
necessidade de executar o suporte de TI remotamente. As ferramentas
existentes, como o software de acesso remoto, podem reduzir o atrito
nesse processo, mas não ajudam muito nos problemas relacionados ao
hardware, diz o artigo.  

Atualmente,
não existe software para ajudar com uma tela quebrada ou um carregador
quebrado. As migrações estão "saindo de maneira prejudicial às vezes
porque as pessoas estão fazendo isso por puro pânico [...]. Em TI, as
piores decisões são tomadas nessa posição", disse Adato. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail