Home > Notícias

Gerenciamento de risco integrado é fundamental para negócios digitais

Especialistas defendem a importância de conectar os riscos em todos os níveis da organização, quer seja estratégico, operacional ou mesmo de TI

Da Redação

25/07/2019 às 17h44

Foto: Shutterstock

Por conta da ascensão dos negócios digitais, as organizações passaram a se preocupar com as ameaças inerentes às suas operações e perceberam que não há mais espaço para tratar o gerenciamento de risco de forma isolada. Pensando nisso, o Gartner ressalta a necessidade do desenvolvimento de programas integrados para a gestão de ameaças.

John A. Wheeler, analista e diretor sênior do Gartner, destaca que “Até 2021, mais de 50% das grandes empresas usarão uma solução integrada de gerenciamento de risco para fornecer melhores condições para a tomada de decisão, em comparação com aproximadamente 30% hoje”, minimizando, assim, os riscos dos negócios.

Atualmente, é possível verificar o sucesso de diversas organizações no gerenciamento de ameaças específicas, porém, quando se pensa no sincronismo essas soluções deixam muito a desejar. Estudos revelam que, para criar um gerenciamento competitivo e eficaz, é preciso ter estrutura uma base forte. Além disso, é necessário deter um conjunto de métricas sólido, sistemas flexíveis e integrados, aptos a analisarem tanto as ameaças internas quanto externas. Nesse sentido, os especialistas defendem a importância de conectar os riscos em todos os níveis da organização, quer seja estratégico, operacional ou mesmo de TI.

Wheeler afirma ainda que para “entender o escopo total do risco, as organizações precisam ter uma visão abrangente de todas as unidades de negócios e funções de gerenciamento de risco, assim como conhecer seus principais parceiros de negócios, fornecedores e entidades terceirizadas”.

A importância do gerenciamento de risco

Acredita-se que até 2021 o mercado de gerenciamento de risco integrado subirá para US$ 8 bilhões. Com a previsão, Wheeler defende "a implementação de uma solução integrada de gerenciamento de riscos para atender às demandas da transformação digital impulsionará sua organização de maneira segura e lucrativa".

Uma estrutura integrada de gerenciamento de riscos necessita que as métricas meçam o progresso e os sistemas orientem as empresas. Por outro lado, essa estrutura deve ser exclusiva do perfil de risco da organização, ou seja, personalizada.

Para isso, deve-se empregar métricas para identificar como o risco influencia o comportamento e a capacidade dos indivíduos para atingir as metas da organização. Também é necessário o uso de metodologias de camadas para projetar, implementar e integrar sistemas de gerenciamento de risco, bem como aumentar a maturidade das disciplinas de gerenciamento de risco para reduzir as ameaças futuras dos negócios digitais.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail