Home > Gestão

Geração Y

A Geração de nativos-digitais está chegando ao mercado de trabalho para desafiar seus gerentes

CIO (EUA)

04/04/2008 às 18h35

Foto:

Essa é uma história verdadeira: Um amigo me ligou outro dia e compartilhou que ele havia acabado de concluir uma série de entrevistas para preencher uma posição. Um número razoável de candidatos bem qualificados respondeu ao chamado, e ele rapidamente fez uma oferta que foi aceita.

No dia seguinte, porém, recebeu uma ligação da mãe de um dos outros candidatos querendo saber por que seu filho não ficou com a vaga. Ela não podia imaginar porque meu amigo não queria contratar seu altamente talentoso, expressivo e qualificado filho.

Bem-vindo à geração Y.

Não estou dizendo que todas as pessoas da Geração Y (ou seus pais) têm esse senso de direito, mas não há dúvida de que  esse grupo de jovens, inteligentes e altamente  tecnológicos colocarão nossos gerentes em teste.

Na semana passada, estava discutindo essa história com Russ Finney, VP da Tokyo U.S. Holdings, e ele apresentou um ângulo totalmente diferente. Russ contratou talentosos desenvolvedores da Geração Y. Eles estavam ficando um pouco frustrados com o fato que teriam que desenvolver códigos nos parâmetros do ambiente existente, ao invés de usarem a Web para criar soluções que poderiam ser feitas em algumas semanas e praticamente sem custo.

Russ poderia ter encontrado um milhão de razões pra dizer não; ao invés disso, ele criou  um servidor isolado que permitiria que esses desenvolvedores tivessem o que precisavam, produzindo resultados que serviram ao negócio enquanto preservavam a integridade do ambiente. Isso os permitiu caminhar mais rápido e também abriu espaço para uma cultura que está absorvendo o melhor dos mundos.

Esses dois exemplos são simplesmente a ponta do iceberg do que iremos experimentar assim que essa nova força de trabalho, de nativos-digitais, se encontrar com os migrantes-digitais. Tenho certeza que cada um tem muito a aprender com o outro.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail