Home > Gestão

Quais são as prioridades de investimentos dos CIOs de governo?

Segundo pesquisa da consultoria, AI e Analytics serão as principais tecnologias de “inovação” para o governo neste ano

Da Redação

08/05/2019 às 15h00

Foto: Shutterstock

As inovações em análise de dados e segurança cibernética superarão as de Computação em Nuvem como as principais prioridades de investimento dos Chief Information Officers (CIOs) de Governo em 2019, conforme uma nova pesquisa do Gartner.

De acordo com a consultoria, o foco cada vez maior em iniciativas ligadas à gestão e ao uso de dados reflete o reconhecimento dos CIOs de que a Inteligência Artificial (AI) e Analytics serão as principais tecnologias de “inovação” para o governo neste ano.

Intitulada CIOs Agenda 2019, a pesquisa em questão do Gartner coletou dados de mais de 3.100 entrevistados de 89 países, com os participantes do governo segmentados para identificar tendências específicas para cada camada.

"Aproveitar os dados está no centro do governo digital, sendo o ativo central de tudo o que o governo supervisiona e fornece", afirma o Vice-Presidente de Análise do Gartner, Rick Howard.

Maturidade digital
Quando o assunto são prioridades estratégicas de negócios, o estudo constatou que 18% dos CIOs em todos os níveis de governo priorizaram as iniciativas digitais como chave para alcançar os resultados de seus projetos - em comparação com 23% de todos os outros setores.

As próximas três prioridades de negócios para o governo, de acordo com o levantamento em questão, são as seguintes: metas específicas do setor (13%), excelência operacional (13%) e otimização / redução de custos (8%).

Apesar do foco no digital, apenas 17% dos CIOs da área governamental planejam aumentar seus investimentos em iniciativas de negócios deste tipo, em comparação com 34% dos CIOs de outras indústrias, conforme a Gartner.

Tecnologias
Com 27%, a Inteligência Artificial assumiu a liderança como a principal tecnologia revolucionária para os executivos do governo em 2019, seguida por Análise de Dados (22%), Computação em Nuvem (19%), Internet das Coisas (7%) e Mobile (6%).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail