Home > Gestão

Ford usa RFID para rastrear caminhões

A tecnologia de radiofreqüência identifica e rastreia ferramentas de trabalho por meio de um computador de bordo e de antenas instalados no veículo

Computerworld, EUA

08/02/2008 às 11h24

Foto:

A Ford se juntou à ThingMagic, uma desenvolvedora de tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) e a uma fabricante de ferramentas industriais, a DeWalt, para colocar a tecnologia RFID nos seus caminhões e vans.

Conforme anunciou a montadora na quinta-feira (07/02), durante o Chicago Auto Show 2008, nos Estados Unidos, a tecnologia identifica e rastreia todas as peças e materiais de construção que estiverem nos caminhões e confere se tudo o que deveria estar no veículo está mesmo lá.

“Conversamos com empreiteiros e comerciantes e eles nos disseram que é comum irem a um local realizar um trabalho, chegarem lá e não terem a ferramenta necessária ou então deixarem o local e se esquecerem de alguma ferramenta”, disse Bill Frykman, gerente de desenvolvimento de produtos e negócios da Ford. “Com a RFID é possível ter certeza de que se tem a ferramenta disponível sempre que se precisa dela”, explicou.

A RFID é uma tecnologia de identificação automática que usa um pequeno chip e uma antena e será um opcional nos caminhões F-150 e nas vans F-Series Super Duty e E-Series, da Ford, a partir de setembro. Além de ser um opcional de fábrica, Frykman disse que a tecnologia também poderá ser adquirida como um produto avulso, portanto as pessoas poderão colocá-la nos veículos que já possuem.

A Ford já usa essa tecnologia nas suas fábricas, mas segundo Frikman esta é a primeira vez que uma empresa usa a RFID em veículos leves. Ele também afirmou que a Ford está tentando patenteá-la.

Frikman explicou que os usuários podem identificar suas ferramentas e equipamentos com etiquetas RFID finas e discretas e depois programar em um computador de bordo os diversos serviços que devem ser feitos e quais materiais serão necessários para realizar cada um deles. “Pense nessa tecnologia com uma playlist do seu MP3 ou iPod”, sugeriu Frykman.

O computador de bordo possui uma tela sensível ao toque de 6.5 polegadas e um teclado e mouse wireless. Ele conta ainda com duas antenas instaladas no caminhão, que rastreiam as ferramentas e as organizam de acordo com o serviço que será feito naquele dia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail