Home > Gestão

Foco no cliente e eficiência transformam Votorantim Cimentos

Empresa melhora experiências por meio de soluções como assistente digital e plataforma de atendimento omnichannel

Luiz Mazetto

20/03/2019 às 21h40

Foto: Votorantim Cimentos/divulgação

Com mais de 20 anos de casa, Humberto Shida conhece muito bem a Votorantim. Desde que entrou na empresa brasileira, em 1996, ainda como trainee, o executivo já teve a oportunidade de passar por diversos segmentos do grupo empresarial, que conta com um total de sete negócios e está presente em 20 países. E foi lá também onde “descobriu” a área de tecnologia, uma vez que sua formação original é Engenharia de Produção Mecânica.

Essa porta de entrada do executivo para o mundo da tecnologia da informação (TI) foi aberta por volta de 1997, quando surgiu uma oportunidade para trabalhar em um projeto de implementação de uma solução SAP no Grupo Votorantim. Depois disso, Shida foi convidado a continuar na área de tecnologia, onde permanece até hoje, com um currículo que inclui diferentes especializações e projetos ao longo dos anos.

“A TI nunca fez sentido para mim se não criasse valor para os negócios. A TI por TI nunca serviu em minha visão”, explica o atual CIO Global da Votorantim Cimentos, que ficou em 1º lugar na categoria de Indústria da Engenharia e Eonstrução do Prêmio Executivo de TI do Ano 2019, realizado pela IT Mídia, por conta de um projeto desenvolvido na empresa no com foco em uma nova arquitetura de TI.

Desde 2014 atuando na Votorantim Cimentos, Shida ocupa o cargo de CIO Global da empresa há cerca de um ano e meio. Atualmente, o departamento de tecnologia da organização, cujos investimentos vêm crescendo nos últimos anos, conta com um total de 94 profissionais, sendo 43 deles no Brasil.

Implementado ao longo do ano passado a partir de pilares como eficiência operacional e foco no cliente, o programa fez uso de Interface de Programação de Aplicativos (APIs, na sigla em inglês) e DevSecOps (Desenvolvimento + Segurança + Operação), pontos importantes no processo de transformação digital, além de novas tecnologias como inteligência artificial (AI), internet das coisas (IoT) e analytics.

Nesse período, foram desenvolvidas soluções como um Assistente Virtual, chamado de Groo IT, que auxilia os colaboradores da companhia com as dúvidas de TI, por meio de automação com uso de robô, e uma plataforma de manutenção preditiva batizada de Spectrum, que permite acompanhar de forma on-line o comportamento das máquinas a partir de sensores, usando tecnologias como inteligência artificial e advanced analytics.

Outro fruto importante dessa iniciativa na organização inclui a migração para uma plataforma de omnichannel. Focada no conceito de experiência de usuário, a solução chega para otimizar o relacionamento com os clientes, ao habilitar um atendimento mais ágil e inteligente, permitindo a indicação dos melhores produtos e serviços para cada consumidor.

De acordo com Shida, que aponta a Votorantim Cimentos como uma operação mais dinâmica em relação a outras empresas do Grupo Votorantim, um dos pontos mais importantes nessa jornada de transformação é a atuação propositiva do departamento de TI, ao mesmo tempo em que trabalha de forma próxima e conectada com as diferentes áreas da organização. “Essa proximidade é um ponto-chave e obrigatório que temos e uma abertura que conquistamos”

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2019 – Indústria de Engenharia e Construção

1º Humberto Shida, CIO global da Votorantim Cimentos

2º Igor Gomes, CIO da Construtora Tenda

3º Ivan Lehner, gerente-executivo de TI da Bild Desenvolvimento Imobiliário

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail