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Fique atendo aos benefícios da combinação do BPD com o RPA

Uma oferta integrada ajuda os clientes a transformarem seus negócios de forma ágil, eficiente, além de reduzir custos significativos

Monica Herrero *

18/05/2018 às 19h14

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A Transformação Digital vem cultivando profundas mudanças no modelo de negócios e arquitetura de processos das organizações. Os projetos de Business Process Outsourcing (BPO), ou terceirização de processos, têm sido uma das apostas das empresas para ganhar produtividade, eficiência e automatizar processos, especialmente durante períodos de crise.

Segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de
Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TICs
avança no Brasil estimulado, principalmente pela terceirização de
serviços de tecnologia. No período de 2010 a 2017, a produção de
serviços, nuvem, BPO e TI In House cresceu, em conjunto, 8,4%
ao ano, o que demonstra o avanço e potencial do mercado de outsourcing.
Em 2017, o setor de TIC voltou a crescer nominalmente acima do PIB,
sendo que a área de BPO representou um incremento de 36,9%.
 
Para acompanhar as mudanças do mercado e acelerar a digitalização, companhias de diversos segmentos buscam uma oferta integrada, que combine o BPO com a solução de Robotic Process Automation,
mais conhecida como RPA, o que garante alto nível de automação,
incluindo soluções de robotização, Analytics e Inteligência Artificial.

O RPA se refere a uma inteligência artificial,
normalmente em forma de software, aliada a uma máquina que é capaz de
realizar tarefas de maneira automática. No caso de automação, os robôs
são as máquinas controladas por essa inteligência artificial, que envia
informações sobre as tarefas a serem realizadas. O uso de RPA permite
que o próprio robô – nesse caso, o software – se adapte às novas
necessidades e situações.

 Uma oferta integrada ajuda os clientes a transformarem seus negócios de forma ágil, eficiente, além de reduzir custos significativos. Normalmente, a solução é desenhada para tornar possível a cultura da inovação no ambiente corporativo, permitindo que as pessoas busquem alternativas fora da caixa, reinventando processos que agreguem valor ao negócio.

O RPA pode trazer uma série de benefícios às corporações, tais como
rápido desenvolvimento e implementação, eliminação de erro humano,
altamente escalável - robôs adicionais podem ser implantados
rapidamente, além de funcionar 24 horas, sete dias por semana,
ininterruptamente. Em alguns casos, a redução inicial do custo de
operação com uma oferta de BPO com RPA pode ser de 15%,
ampliando a performance e a padronização dos processos de negócio. Com
isso, a melhoria é contínua, uma vez que as atividades que são
repetitivas podem ser automatizadas.

A solução pode se tornar ainda mais robusta com a implementação de uma plataforma de inteligência cognitiva,
que pode aprimorar o desempenho de sistemas que interagem com o
consumidor ou usuário. Há ferramentas para os processos corriqueiros da
área de compras, recursos humanos, finanças, contact
center, gestão de documentos e projetos on demand, que atendem demandas
específicas de aplicação total ou parcial para quaisquer áreas que a
empresa-cliente desejar.

Para as empresas que buscam a transformação mais rápida de seus
negócios, especialmente no modelo as a service, o mercado já conta com
ofertas que reúnem BPO com ferramentas de inteligência, que permitem disponibilizar informações de alto valor agregado, ao reunir uma série de tecnologias como Analytics, Inteligência Artificial, IoT e Machine Learning. Trata-se de um modelo disruptivo, que mostra que o BPO vai muito além do backoffice de uma corporação, podendo prover inteligência para o dia a das operações.

BPO

Esta solução pode ser utilizada, por exemplo, no segmento de Logística
para monitorar cargas – em todos os modais – e levantar informações de
grande utilidade para as empresas, tais como otimização de rotas e
locais de vulnerabilidade. O objetivo é atuar de maneira preventiva e proativa, a partir dos insights inteligentes que podem gerar uma economia média para as empresas de até 20%.

Nesse sentido, o BPO pode se tornar um aliado
importante na análise de comportamento, monitoramento, otimização e
inteligência, provocando uma mudança de cultura do cliente para ajudá-lo a crescer de maneira exponencial. Se você é um C-Level,
comece a pensar na terceirização com apoio da automação e inteligência
como forma mais assertiva de acelerar a transformação de sua empresa e
se beneficiar das inúmeras possibilidades apresentadas pelas novas
tecnologias.

 

(*) Monica Herrero é CEO da Stefanini Brasil

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