Home > Tendências

Esteja no consciente!

Estar para dentro é olhar para dentro e saber seus limites, melhorar sua inteligência emocional

Dialison Veroneze *

13/10/2018 às 10h22

inteligenciaemocional_326757629.jpg
Foto:

Quantas vezes você já se flagrou fazendo ou falando alguma coisa e um segundo depois acabou se arrependendo quando pensou melhor nos impactos que gerou?

É muito comum agirmos por impulso baseado em nosso padrão de comportamento que durante toda uma vida cultivamos ele sem percebermos o que realmente nos ajuda e o que nos atrapalha.

Nossas reações emocionais normalmente são por impulso e a palavra para conter tais impulsos, que vem com a maturidade é a ponderação, que significa: quem age com reflexão. Reagir com raiva, interromper o discurso de outra pessoa, falar mais alto do que deveria, ter expressões não verbais normalmente são ações ou reações involuntárias, realizadas pelo seu cérebro ativo ou emocional e isso é agir sem ponderação.

O estado de embriagues inibe o lobo frontal do cérebro, ou seja, é exatamente nesse momento que você atua sem filtros, pois sua parte racional do cérebro não pensa nas consequências de suas ações.

Gaste energia para se condicionar a perceber!
Seu cérebro trabalha inconscientemente de forma a analisar o custo X benefício, visando sempre economizar energia com correlações inconscientes, por exemplo, pela teoria do efeito halo se um carro é mais bonito ele também é mais confortável, se um restaurante é o mais caro ele também é o que serve as melhores comidas mesmo que não seja correto afirmar essas duas correlações, afinal, um carro pode ser o mais bonito mesmo que não seja o mais confortável.

Num processo de escolhas de alternativas é comprovado que seu cérebro lida melhor quando tem que escolher uma opção em um número menor de alternativas.

Você pode perceber que seu cérebro busca generalizar situações para simplificar, ou seja, somos propensos a usar sempre, nunca, poucas, muitas, e não lidar com estatísticas, números ou fatos, pois seu cérebro aprendeu que o consumo de energia em explorar informações detalhadas é maior e lembre-se de que ele visa sempre economizar energia.

Vamos fazer um teste com o objetivo de se perceber?     
Qual o resultado da soma 10+10?

Qual o resultado da multiplicação 5 X 5?

Qual o resultado da multiplicação 132 X 23?

Você acha que o seu cérebro se comportou na mesma forma nas três situações? Como seu cérebro reagiu nas duas primeiras operações? Você percebe que o cérebro acionou outras formas e métricas mais complexas para resolver o terceiro problema?

inteligenciaemocional

Estratégias para acionar seu cérebro racional e emocional
Estar no consciente é se auto conhecer, é perceber como seu cérebro reage à cada detalhe. É entender quais os gatilhos que são disparados para que o seu emocional seja acionado. É fazer perguntas sobre aonde quero chegar com isso? Quais os riscos? Quais as alternativas? Qual a melhor alternativa?

O que faz com que nosso cérebro acione suas partes conscientes são as perguntas. Quando você adquire autocontrole é possível encontrar forma de não se auto comedir para evitar que faça algo que se arrependa, ou mesmo ignorar o seu racional liberando a criatividade quando conscientemente ignoramos a contenção deixando de fazer perguntas internas, ou privações negativas.

Sentir emoções de forma consciente, respirar de forma consciente, falar de forma consciente é se perceber, se auto controlar, desenvolver ponderação, é olhar para dentro e saber seus limites, melhorar sua inteligência emocional. Espero ter gerado uma vontade de autoconhecimento por sua parte para que por meio dele alcance seus objetivos.

 

(*) Dialison Veroneze é gerente de Projetos na DB1 Global Software

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail