Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Equipes remotas: saiba como gerenciá-las com êxito
Home > Gestão

Equipes remotas: saiba como gerenciá-las com êxito

Se você está assumindo uma equipe remota no momento, atente-se a essas dicas para facilitar sua gestão

Rafael Guimarães*

19/03/2020 às 11h00

Foto: Shutterstock

Seja no formato home office ou como freelancer, o trabalho remoto está cada vez mais presente nas empresas. Somente no Brasil, segundo a pesquisa realizada pela SAP Consultoria, essa modalidade já foi adotada por 45% das companhias brasileiras. Um grande desafio desse modelo é o gerenciamento de times, pois diversos empreendimentos, sobretudo ligados a tecnologia têm equipes que trabalham em diferentes escritórios, cidades e até países. Isso se torna possível quando os squads adotam metodologias ágeis, com um plano definido e com esclarecimento de tarefas e processos.

Neste momento, a própria tecnologia é uma forte aliada para o gerenciamento de projetos e equipes. Utilizando os recursos apropriados, fica muito mais fácil, por exemplo, realizar ações como delegar tarefas, acompanhar a execução de atividades, centralizar a comunicação, dar feedbacks, compartilhar e visualizar documentos e informações, entre outras atividades de gestão.

Um desses recursos que podem ser utilizados é o Slack, a plataforma de mensagens que garante que você possa manter a comunicação com o time. Outro meio é o Trello, que ajuda o time a se organizar com as demandas de trabalho da semana. Se por acaso alguma reunião surgir, o Hangout,
aplicativo que permite ligações pela Internet através de conexões de voz e vídeo, pode facilitar a comunicação entre empresa e cliente.

Por todas essas questões, é papel da liderança da empresa ajudar os funcionários nos desafios do trabalho remoto. Isso começa no processo de admissão do colaborador, quando os responsáveis precisam procurar por habilidades específicas, como proatividade, disciplina e foco. Nesta etapa, a entrada do líder, mostrando organização e explorando as habilidades de cada profissional envolvido, torna mais eficiente o gerenciamento de equipes remotas e rende grandes resultados no futuro.

CIO2503

E-book por:

Portanto se você está assumindo uma equipe remota no momento, atente-se às dicas compartilhadas para facilitar sua gestão. No começo, as checagens devem feitas com maior frequência mas, a partir da construção de uma relação bem estruturada entre lideranças e times, é possível promover o crescimento da empresa no geral e dos colaboradores individualmente.

*Rafael Guimarães é CTO do 12min

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15