Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Equipes de negócios e TI precisam trabalhar juntas para enfrentamento da crise da Covid-19
Home > Gestão

Equipes de negócios e TI precisam trabalhar juntas para enfrentamento da crise da Covid-19

Colaboração entre os lados é essencial para o sucesso da transformação digital e da experiência do usuário, reforça pesquisa

Da Redação

04/05/2020 às 10h00

Foto: Shutterstock

Os profissionais de negócios e de TI não priorizam a necessidade de desenvolvedores entenderem as indigências de negócios, ao mesmo tempo, os profissionais de negócios dizem que estão dispostos a enfrentar o desenvolvimento de aplicativos, se tiverem acesso às ferramentas certas. As revelações fazem parte de uma pesquisa que identificou que algumas ideias e mentalidades em torno da separação do trabalho entre as equipes de negócios e de TI parecem estar presas no passado, causando problemas para as empresas que tentam adaptar os processos de negócios para lidar com a pandemia da COVID-19.

A pesquisa encomendada pela Mendix, plataforma de software de low code, do grupo Siemens, indica uma necessidade crucial de maior colaboração interfuncional entre os lados de negócios e TI da empresa, além de um foco mais nítido na experiência do usuário. A pesquisa on-line foi concluída por 1.000 empresas e 1.000 profissionais de TI.

Sub-priorizando o problema de negócios

Apenas 9,4% dos profissionais pesquisados acreditam que os desenvolvedores precisam entender os negócios - uma porcentagem significativamente baixa. Mas os próprios profissionais de TI parecem concordar - apenas 11,4% dizem que entender os negócios é uma habilidade necessária do desenvolvedor. No entanto, 66% dos profissionais de negócios dizem esperar que os desenvolvedores os ajudem a resolver seus problemas de negócios. Esses números revelam uma discrepância entre o que as empresas precisam e esperam e as habilidades valorizadas nos desenvolvedores para atender a essas necessidades, diz o relatório da Mendix.

"As empresas que levam a sério a transformação digital devem garantir que suas unidades de negócios e equipes de TI estejam sincronizadas, especialmente enquanto todos estamos nos adaptando ao 'novo normal'. Nesse ambiente em constante mudança, os tomadores de decisão exigem informações sobre as necessidades e capacidades críticas da empresa de uma ampla gama de partes interessadas e devem organizar isso em um roteiro viável”, disse Jon Scolamiero, Gerente de Arquitetura e Governança da Mendix.

CIO2503

E-book por:

Especialistas dizem que a comunicação clara entre as unidades de negócios e as equipes de TI é essencial para o sucesso da aplicação de soluções tecnológicas inovadoras e para a experiência do usuário. Apesar disso, apenas 24% dos profissionais de negócios dizem considerar os desenvolvedores comunicativos e apenas 35% acreditam que sejam colaborativos, sendo que 48% dos profissionais de TI os descrevem como colaborativos. Mais da metade (54,2%) dos entrevistados de negócios acredita que a equipe de TI é a única responsável pelo desenvolvimento de software, o que indicaria, segundo a pesquisa, uma falta generalizada de envolvimento das partes interessadas no processo de desenvolvimento.

“Não estamos mais em um mundo onde os projetos podem ser entregues apenas a uma equipe de desenvolvimento. A equipe de negócios deve permanecer ativamente engajada na evolução de um aplicativo, e a equipe de desenvolvimento precisa estar totalmente imersa nas necessidades de negócios, estratégia e preferências do cliente. O cérebro de todos precisa estar envolvido em todo o processo. A equipe de negócios deve permanecer ativamente engajada na evolução de um aplicativo, e a equipe de desenvolvimento precisa estar totalmente imersa nas necessidades de negócios, estratégia e preferências do cliente”, diz Scolamiero.

Os usuários estão sendo deixados para trás?

O conhecimento técnico e a fluência nas linguagens de programação encabeçaram a lista de habilidades necessárias, classificadas pelos entrevistados de negócios e de TI. Porém, apenas 12,5% dos negócios e 9,2% dos respondentes de TI consideram "senso de experiência do usuário" uma habilidade de desenvolvimento necessária.

Segundo a pesquisa, esses números indicam que entender e atender às necessidades e desejos dos usuários é uma habilidade extremamente subvalorizada para os desenvolvedores e sugere que os desenvolvedores aprimorem suas habilidades de UX ou que os profissionais de UX precisam estar ao lado do desenvolvedor durante todo o processo. E certamente, as partes interessadas nos negócios precisam estar atentas à experiência do usuário.

Os profissionais de negócios podem desenvolver?

Cerca de metade de todos os entrevistados sentem que as equipes de desenvolvedores lutam para encontrar tempo para novos projetos. O estudo questionou se as partes interessadas da empresa estariam dispostas a tentar desenvolver um aplicativo por conta própria. Quase 9 em 10 disseram que sim, se uma ferramenta estivesse disponível e não exigisse habilidades de programação especializadas.

"Os desenvolvedores cidadãos estão se tornando cada vez mais importantes para atender à necessidade de uma organização de criar as eficiências e soluções que as empresas precisam hoje", disse Scolamiero. "Simplesmente não há capacidade suficiente para fazer tudo em escala e velocidade competitivas, especialmente com a crise atual. Com ferramentas de low code que estão disponíveis no momento, por exemplo, as partes interessadas nos negócios podem mapear visualmente um aplicativo corporativo e construí-lo em colaboração com a equipe de desenvolvimento, ou podem até criar tudo sozinhos, dependendo de sua complexidade. Por outro lado, trabalhando em conjunto com seus colegas de negócios, os desenvolvedores podem rapidamente entender melhor as necessidades dos negócios e dos clientes. Os papéis se fundem, e isso é uma coisa boa - significa que mais pessoas estão envolvidas na geração de valor real", finaliza.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15