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Encare a transformação digital como projeto de tecnologia e você falhará

Tecnologia deve ser um facilitador fundamental da transformação, mas ela é apenas um meio para um fim maior

Da Redação, com CIO.com

02/07/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

Mais da metade de todas as organizações de varejo, serviços financeiros e saúde lançaram uma iniciativa formal de transformação digital em 2018, segundo pesquisa da consultoria 451 Research. A transformação digital é irreversível e ela gerará muita demanda de tecnologia e talento para os próximos anos. Estimativas apontam que empresas (nos Estados Unidos) gastarão cerca de US$ 1,3 trilhão nos próximos anos para operar com mais eficiência e inovar mais rápido. Mas virar a chave para a digitalização não é tarefa trivial e há boas chances de que, se você já começou a implementá-la, você está fazendo isso errado.

Na visão de Mark Ranta, diretor de soluções bancárias digitais da ACI Worldwide, as organizações que adotam a transformação, mas a tratam apenas como um projeto de TI, estão preparadas para o fracasso. Embora a tecnologia seja um facilitador fundamental da transformação, ela é realmente apenas um meio para um fim maior, diz Ranta.

“As organizações que adotam completamente a transformação como uma mudança de mentalidade corporativa, bem como uma mudança de tecnologia, são as que têm mais sucesso”, aconselha o executivo. "Se o investimento está acontecendo apenas no lado da tecnologia sem o apoio total e a cooperação do lado do negócio, então a transformação está condenada desde o início."

Kip Wetzel, diretor da prática de transformação digital e experiência do cliente na firma de consultoria de gerenciamento Navigate, diz que uma equipe digital corporativa capacitada é essencial para preparar a transformação, mas confiar demais na TI pode impedir que as empresas atinjam uma mentalidade digital.

“Muitas organizações acham que a transformação digital começa e termina com o seu CIO, CTO ou diretor de inovação”, diz ele. "Promover mudanças comportamentais ajuda a infundir uma mentalidade inovadora e oportunista em toda a empresa."

A solução: pare de se concentrar na tecnologia e comece a focar no que os seus clientes querem, diz Brian Solis, analista principal da Altimeter.

“A maioria das empresas começa com a tecnologia”, diz Solis. “Eles precisam parar e se perguntar como seus clientes estão tomando decisões, onde começam sua jornada, para onde vão e por quê. Então eles precisam descobrir as tecnologias que os levarão até lá, e as estratégias precisam tornar essas tecnologias eficazes”.

 

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