Home > Carreira

Empresas com mais mulheres no board têm melhor desempenho

Ainda assim, executivas enfrentam mais desafios que os homens para chegar a posições de liderança

CIO

11/02/2008 às 12h49

mulher_int.jpg
Foto:

De acordo com o relatório Bottom Line, divulgado pela Catalyst no final de 2007, das 500 maiores empresas da Fortune, apresentam melhores resultados aquelas que possuem mais mulheres em posições de diretoria.

O estudo avaliou três medidas financeiras - retorno sobre patrimônio, retorno sobre vendas e retorno sobre o capital investido - para concluir que a quantidade de mulheres no board influencia no desempenho das corporações. Na visão de Ilene Lang, presidente da Catalyst, os resultados estão ligados à importância da diversidade para produção de resultados melhores.

A diversidade de genêro pode influenciar os resultados das empresas devido às diferenças entre os estilos de gestão e as características de personalidade dos homens e das mulheres.

Um estudo realizado pela Caliper com 66 executivas brasileiras em altos cargos (presidência, vice-presidência e diretoria) apontou, entre as principais diferenças das líderes mulheres, maior capacidade de "olhar o todo", maior assertividade, maior poder de persuasão e maior flexibilidade. A empatia e o senso de urgência também são características comuns nas mulheres que, segundo a Caliper, tornam as executivas cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Apesar disso, as mulheres ainda têm de superar muito mais desafios que os homens para alcançar postos de liderança - e, por isso, as diferenças persistem. De acordo com o Relatório Global sobre Diferenças entre Gêneros, publicado pelo World Economic Forum, nenhum país eliminou completamente esse tipo de preconceito. O Brasil ocupa a 67ª posição devido, principalmente, às desigualdades nas áreas educacional e política.

Estudos mostram que os principais obstáculos enfrentados pelas mulheres ainda são o preconceito, a ausência de modelos nos quais se inspirar e a exclusão de redes informais de networking.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail