Home > Tendências

EMC apresenta oferta de SaaS após compra da Berkeley

Empresa anunciou a oferta de backup online por assinatura mensal para empresas de todos os portes

Computerworld, EUA

23/01/2008 às 10h49

Foto:

A EMC apresenta esta semana um serviço de backup e recuperação de dados baseado na tecnologia adquirida junto com a compra da Berkeley Data Systems, por 76 milhões de dólares, em setembro do ano passado.

Batizado MozyEnterprise, o novo produto de software como serviço (SaaS) representa a primeira oferta da linha Fortress de software hospedado. O MozyEnterprise consistirá de serviços de backup online e recuperação por assinatura para computadores remotos e ambientes Windows Server remotos, de acordo com a EMC.

Roy Sanford, vice-presidente da nova unidade de Saas da EMC, destaca que os arquivos armazenados no sistema hospedado será criptografado antes de serem guardados em seus servidores.

O MozyEnterprise para PCs e laptops custa 5,25 dólares por mês, mais 70 centavos de dólar mensais por gigabyte armazenado. Para servidores, o preço mensal salta para 9,25 dólares, mais 2,35 dólares por gigabyte armazenado, diz Sanford. O serviço, segundo ele, já está disponível nos Estados Unidos.

O serviço MozyEnterprise combina três produtos de backup da família Mozy – MozyHome, MozyPro e MozyEnterprise –, adquirida pela EMC junto com a compra da Berkeley.

Atualmente, a EMC gerencia 5 petaabytes de armazenamento Mozy em mais de 500 mil equipamentos.

Os novos aplicativos SaaS serão hospedados pela EMC e vendidos pela companhia, juntamente com revendedores, como Verizon Business e Broadview Networks. A oferta é focada em usuários domésticos, companhias de pequeno e médio portes e grandes corporações, segundo explicou Sanford.

Desde a aquisição, de acordo com o executivo, diversas recursos foram acrescentados à tecnologia Mozy. Entre eles estão as capacidades RSA Security de autenticação, autorização e gerenciamento de segurança, e uma opção de segurança física, que economiza o consumo de banda e de tempo do usuário ao armazenar as informações em um disco rígido cujo upload é feito diretamente pela EMC aos seus sistemas de hospedagem. Além disso, diz Sanford, as operações de suporte a essa tecnologia foram ampliadas.

++++

Aimable Mugara, diretor de TI da organização sem fins lucrativos Free The Children, em Toronto, no Canadá, disse que a opção de upload direto pode ser um grande benefício para as empresas preocupadas em economizar o consumo de banda larga. Mugara, que vem utilizando o Mozy Pro há seis meses para fazer o backup de 1 TB de dados de sua organização a cada dois ou três dias, disse que espera que as melhorias e o melhor suporte oferecidos pela EMC cumpram o que prometem.

Mugara disse que como uma empresa muito maior, a EMC deve ser capaz de prover melhor suporte do que a Berkeley.

O executivo, que é responsável por uma operação de TI que atende a usuários em todo o mundo, disse que as ofertas de backup online lhe dão a segurança de que suas informações estarão sempre acessíveis e que dificilmente serão vítimas de perda ou roubo.

De fato, segunda a IDC, o uso de backup online vem crescendo em empresas de todos os portes. A empresa de pesquisas prevê que as vendas de serviços de backup alcancem 715 milhões de dólares até 2011, ante 235 milhões registrados em 2007.

O software cliente Mozy pode ser instalado em cada equipamento sob o controle do administrador, diz a EMC. Os backups de dados enviados aos servidores da EMC podem ser gerenciados por meio de um console baseado na internet, pelo Internet Explorer. Além disso, as opções de recuperação de dados incluem meios online, DVD, disco rígido e drive virtual, afirma Sanford.

Ele não quis dar detalhes sobre o futuro das ofertas SaaS da Fortress. Porém, Sanford afirmou que, com o tempo, a EMC irá considerar a idéia de conectar aplicativos de terceiros à sua plataforma Fortress. Sanford disse que pelo menos no curto prazo, a EMC não enxerga uma competição entre a sua plataforma e o Simple Storage Service, oferecido pela Amazon.com e utilizado por provedores de serviços para oferecer backup e outros tipos de serviços online.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail